Plantão Policial

Ação da Receita e PF combate contrabando e apreende cigarros eletrônicos em MT

Polícia Federal, em ação conjunta com Receita Federal do Brasil, deflagrou hoje, 25, a operação Evali  com finalidade combater contrabando e descaminho  de cigarros eletrônicos e seus acessórios. Oito  mandados de busca e apreensão  foram cumpridos  no município  de Rondonópolis/MT.

As investigações apontaram  a comercialização ilegal  de produtos de origem estrangeira, trazidos, principalmente, de Pedro Juan Caballero/Paraguai, através da malha rodoviária, à cidade mato-grossense.

Desde 2009, os cigarros eletrônicos e seus acessórios têm importação e comercialização proibida por força da Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) nº 46, de 28 de agosto de 2009, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

O nome da operação EVALI é alusão a uma lesão pulmonar associada ao uso de cigarro eletrônico, sendo descrita pela primeira vez em 2019, nos Estados Unidos, em usuários de vaping.

 Acredita-se que tenha relação com um diluente utilizado nesses dispositivos que afetam o pulmão, causando um tipo de reação inflamatória no órgão.

As investigações continuam e os responsáveis poderão ser responsabilizados por contrabando e descaminho.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Plantão Policial

Ladrões explodem caixa eletrônico em VG

Inicialmente, os ladrões usaram um maçarico para cortar o equipamento, mas não conseguiram e usaram explosivo.    Os bandidos fugiram
Plantão Policial

Em Sorriso 66 motos são apreendidas em operação da PM

"Esta é uma determinação do comandante, tenente coronel Márcio Tadeu Firme. Até o carnaval, faremos todos os dias blitz em