O presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT), Henrique Lopes afirmou que já na última terça (27), houve uma reunião entre representantes do sindicato e o presidente em exercício da AL, deputado Romoaldo Junior (PMDB). Segundo o sindicalista, o parlamentar se comprometeu em buscar uma reunião com o governador Silval Barbosa (PMDB).
“Entendemos que a AL tem o poder de intervir nos assuntos do Estado, além disso, os deputados têm a responsabilidade de lutar por uma política educacional de qualidade para Mato Grosso”, pontuou Lopes.
Os trabalhadores seguem acampados na frente da AL e também ocupam as galerias da Casa, enquanto aguardam uma reunião com o Governo. Estão presentes no local profissionais de Cuiabá e Várzea Grande, além de caravanas dos municípios de Poconé, Santo Antonio do Leverger, Nossa Senhora do Livramento, Acorizal, entre outras cidades.
A manifestação de hoje faz parte da agenda de mobilização que a categoria deliberou em assembleia geral para reforçar o movimento grevista.
Reinvindicações
A categoria exige a aplicação dos 35% dos recursos do Estado em educação, a realização de concurso público, cumprimento da hora-atividade, investimento nas unidades escolares e compromisso de valorização profissional do trabalhador por meio da dobra do poder de compra em um prazo estabelecido de no máximo sete anos.
Aproximadamente 739 escolas estão em greve com cerca de 440 mil alunos fora das salas de aula.