Os idosos acamados com 85 anos ou mais receberão, a partir desta quarta-feira (17), vacinação contra o novo coronavírus. Ao todo, serão aplicadas 295 doses do imunizante. Quatro equipes do Programa Melhor em Casa, através da Equipe Multiprofissional de Atendimento Domiciliar (EMAD), ficarão responsáveis pelo deslocamento até o domicílio do usuário cadastrado para a aplicação da dose do imunizante contra a Covid-19.
O público desta fase da vacinação foi cadastrado pelas equipes da Atenção Primária de acordo com a distribuição nas regionais. Pessoas que moram em locais onde não há cobertura foram orientados a procurar uma unidade mais próxima de sua residência para cadastrar os idosos acamados.
Nesta quarta (17) e quinta (18) serão imunizados os idosos acamados da regional Leste. Serão aplicadas 50 doses no primeiro dia e 52 no segundo. Na sexta-feira (19) serão vacinados os idosos da regional Norte, com um total de 79 pessoas.
Na próxima segunda-feira (22) será a vez dos idosos da regional Oeste. Serão 68 doses aplicadas para este público. E na terça (23) os idosos acamados da regional Sul serão os contemplados. Estão agendadas 46 pessoas desta regional.
No Centro de Eventos foram vacinados 2460 idosos entre os dias 11 e 15 de fevereiro, além da aplicação da segunda dose para os trabalhadores da saúde, que ainda está sendo realizada hoje.
“Como ainda não recebemos novas doses de vacina, a partir desta quarta-feira (17) a vacinação no Centro de Eventos será suspensa temporariamente e vamos dar continuidade à campanha fazendo a imunização dos acamados”, explicou a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Valéria de Oliveira.
A vacinação no Centro de Eventos será retomada assim que o Ministério da Saúde enviar mais vacinas para continuação da segunda dose dos trabalhadores da saúde.
O prefeito Emanuel Pinheiro está bastante satisfeito com a estrutura montada para a vacinação contra o coronavírus, mas só lamenta não ter recebido mais doses para dar maior celeridade à campanha.
“Para mim é uma grande felicidade ter a oportunidade de proporcionar a imunização dos idosos a partir de 85 anos, pois é o público mais suscetível a complicações pela Covid. Agora vamos trabalhar na vacinação dos acamados e torcer para a chegada de novas doses para que possamos dar continuidade à imunização dos cuiabanos”, concluiu o prefeito.