O mercado de serviços de computação na nuvem deve crescer em torno de 39% neste ano e atingir a marca de R$ 2,9 bilhões de faturamento. A projeção faz parte de pesquisa divulgada na terça-feira, 28, pela Associação Brasileira de Infraestrutura e Serviços Cloud (Abracloud), que representa as empresas do setor.
“As taxas de crescimento reportadas pelos associados nos últimos anos são em função do crescimento do uso da internet e da digitalização dos negócios”, afirmou o vice-presidente da AbraCloud, Alexandro Castelli. Entre os principais serviços prestados pelo setor estão armazenamento de dados, hospedagem de sites, e-mail corporativo, servidores dedicados e automação, entre outros.
Em média, cada provedor atende 1,2 mil clientes – a maioria empresas que precisam de armazenar dados e utilizar soluções de tecnologia, além de órgãos de governo. Até o ano passado, essa média estava em 673. Ou seja, do ano passado para cá, a demanda avançou a passos largos.
“A nossa pesquisa sugere um cenário otimista para o futuro das empresas, com um forte potencial de crescimento e inovação”, complementou o presidente da AbraCloud, Roberto Bertó. “O mercado nacional atingiu um nível alto de maturidade, com ofertas de serviços de infraestrutura iguais ou até mesmo mais sofisticadas, quando comparadas aos grandes provedores internacionais”, comentou.
Para 86% do setor, a maior parte do faturamento está concentrada nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Sul, o que mostra um mercado ainda concentrado nas áreas com mais empresas e órgãos públicos no País. Já em termos de uso da infraestrutura de data centers, 83% recorrem, principalmente, a São Paulo, onde está a maioria dos empreendimentos do gênero no País.


