Por meio de uma postagem nas redes sociais nesta sexta-feira (15), o prefeito eleito de Cuiabá, Abilio Brunini, anunciou que a coronel da Polícia Militar Francyanne Siqueira Chaves Lacerda e o ex-vereador Marcelo Bussiki farão parte do seu secretariado a partir de 2025. A militar assumirá a pasta de Segurança Pública enquanto o ex-parlamentar comandará o Orçamento Público.
Com a experiência de ter sido Comandante Geral Adjunta da PM, Francyanne assumirá uma pasta a ser criada para desenvolver prioritariamente um dos projetos que foi uma das bandeiras de campanha do ainda deputado federal durante a campanha eleitoral: a criação de uma Guarda Municipal armada.
A oficial também já atuou na Subchefia operacional do Gabinete de Segurança Institucional do Ministério Público de Mato Grosso e corregedora da Polícia Militar.
Já o auditor do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Marcelo Bussiki, será nomeado secretário de Orçamento Público. A pasta será resultado de uma fusão das secretarias de Planejamento e Ordem Pública. Ex-vereador por Cuiabá na legislatura 2017-2021, Bussiki é servidor da Corte de Contas e já foi candidato a vice-prefeito de Cuiabá nas eleições de 2020.
Conhecedor da máquina pública, é tido como peça chave para implantar políticas públicas que equilibram receita e despesas, permitindo ao Executivo municipal conduzir políticas públicas eficientes a partir de 2025.
Time quase completo
Ao todo, Abilio Brunini já confirmou 11 nomes que irão compor as chefias da sua gestão à frente do Palácio Alencastro.
Já tinham sido anunciados a delegada Juliana Palhares (Fiscalização e Ordem Pública), os empresários Fernando Medeiros (Turismo) e Reginaldo Teixeira (Serviços Urbanos), a tenente-coronel Vania Rosa (Assistência Social), o artista Johnny Everson (Cultura), a jornalista Ana Karla Costa (Comunicação) e o arquiteto José Afonso Botura Portocarrero (Planejamento Urbano).