“Em Mato Grosso não tem áreas de descanso ou pontos de apoio, e em todos os postos ficais onde há pátio a estrutura é ruim ou os servidores não nos deixam usar o espaço. Justificando que o peso dos caminhões danificam os pátios”, conta o presidente do Sindicato dos motoristas profissionais e trabalhadores de empresas de transporte Ledevino da Conceição.
Segundo ele, cada um se vira como pode e a situação é pior para os motoristas que viajam acompanhados das famílias. Ledevino da Conceição conta ainda que o sindicato contratou um técnico de segurança para fazer uma pesquisa sobre os pátios dos postos ficais, as condições de uso e higiene. Enquanto isso, os trabalhadores continuam utilizando os postos de combustíveis com maior infraestrutura.
Posto de Correntes
O Posto Fiscal Benedito Corbelino, antigo Correntes, localizado no município de Itiquira na divisa com o Estado de Mato Grosso do Sul é o exemplo do descaso do Governo do Estado com os trabalhadores de viação.
Quem relata a situação é a comerciantes Noerci de Fatima Escariotes, que tem uma pequena lanchonete nas cercanias do posto fiscal, “o pátio não tem iluminação e os banheiros a tempos sofrem com o descaso o masculino está fechado há mais de seis meses e no feminino eu quem coloquei o chuveiro e tentava organizar o uso de pessoas dos dois sexos para ajudar os caminhoneiros, mas agora também trancaram o banheiro das mulheres”, conta.
Com a degradação do espaço a comerciante perde também os clientes que a muito a acompanham. Já que Noerci mantém o ponto comercial há mais de 15 anos, e segundo ela, nunca viu melhorias substanciais no posto fiscal.
“Toda a vida eu ouço das seis da manhã às onze da noite os caminhoneiros reclamando das estradas e da falta de pontos de apoio. Já liguei na Secretaria de Fazenda, pedi ajuda para todos que pude. Agora estou desistindo, porque sempre falam que vão arrumar, mas nunca arrumam e quando fazem nunca dura, já estou perdendo a esperança”, desabafa a comerciante.
Outro lado
A assessoria da Secretaria de Estado de Fazenda enviou nota a redação informado que os banheiros do Posto Fiscal Benedito Corbelino, foram fechados recentemente para reforma. Em um primeiro momento, serão reformas emergenciais, como manutenção predial, sanitários e portas, realizadas no início de março. Paralelamente, a Sefaz está desenvolvendo projeto de reforma de todo o posto fiscal, o qual será financiado com recursos do Programa de Desenvolvimento da Administração Fazendária do Estado de Mato Grosso (Profisco-MT/BID), ultimando a documentação para a realização do processo licitatório, o que deverá ocorrer ainda no primeiro semestre deste ano.