Cidades

Abandono do Estado impede descanso de motoristas

“Em Mato Grosso não tem áreas de descanso ou pontos de apoio, e em todos os postos ficais onde há pátio a estrutura é ruim ou os servidores não nos deixam usar o espaço. Justificando que o peso dos caminhões danificam os pátios”, conta o presidente do Sindicato dos motoristas profissionais e trabalhadores de empresas de transporte Ledevino da Conceição.

Segundo ele, cada um se vira como pode e a situação é pior para os motoristas que viajam acompanhados das famílias. Ledevino da Conceição conta ainda que o sindicato contratou um técnico de segurança para fazer uma pesquisa sobre os pátios dos postos ficais, as condições de uso e higiene. Enquanto isso, os trabalhadores continuam utilizando os postos de combustíveis com maior infraestrutura.

Posto de Correntes

O Posto Fiscal Benedito Corbelino, antigo Correntes, localizado no município de Itiquira na divisa com o Estado de Mato Grosso do Sul é o exemplo do descaso do Governo do Estado com os trabalhadores de viação.

Quem relata a situação é a comerciantes Noerci de Fatima Escariotes, que tem uma pequena lanchonete nas cercanias do posto fiscal, “o pátio não tem iluminação e os banheiros a tempos sofrem com o descaso o masculino está fechado há mais de seis meses e no feminino eu quem coloquei o chuveiro e tentava organizar o uso de pessoas dos dois sexos para ajudar os caminhoneiros, mas agora também trancaram o banheiro das mulheres”, conta.

Com a degradação do espaço a comerciante perde também os clientes que a muito a acompanham. Já que Noerci mantém o ponto comercial há mais de 15 anos, e segundo ela, nunca viu melhorias substanciais no posto fiscal.

“Toda a vida eu ouço das seis da manhã às onze da noite os caminhoneiros reclamando das estradas e da falta de pontos de apoio. Já liguei na Secretaria de Fazenda, pedi ajuda para todos que pude. Agora estou desistindo, porque sempre falam que vão arrumar, mas nunca arrumam e quando fazem nunca dura, já estou perdendo a esperança”, desabafa a comerciante.

Outro lado

A assessoria da Secretaria de Estado de Fazenda enviou nota a redação informado que os banheiros do Posto Fiscal Benedito Corbelino, foram fechados recentemente para reforma. Em um primeiro momento, serão reformas emergenciais, como manutenção predial, sanitários e portas, realizadas no início de março. Paralelamente, a Sefaz está desenvolvendo projeto de reforma de todo o posto fiscal, o qual será financiado com recursos do Programa de Desenvolvimento da Administração Fazendária do Estado de Mato Grosso (Profisco-MT/BID), ultimando a documentação para a realização do processo licitatório, o que deverá ocorrer ainda no primeiro semestre deste ano.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.