O Estado de Mato Grosso é merecedor da mais recente Associação onde profissionais Arquitetos e Urbanistas se unem com a proposta de evidenciar e enaltecer memórias relevantes dos serviços executados durante longos anos.
A Academia de Arquitetura e Urbanismo do Estado de Mato Grosso (AAU-MT), fundada em 19 de julho de 2018, com a preocupação na difusão da história, projetos e obras, valorizar e preservar a memória do Centro Histórico, crescimento e desenvolvimento de Mato Grosso.
Os principais objetivos seriam o apoio, o incentivo, a promoção e a proteção da arquitetura e urbanismo produzidos no Estado. Assim como a produção intelectual, transmitindo-a às gerações presentes e futuras e também a participação nos estudos de problemas de interesse cultural que preocupam o mundo contemporâneo.
Fazendo parte de uma importantíssima parceria internacional denominada PAGE, no qual umas das ações financiadas a fundo perdido é realizar um Plano de Gestão para o Centro Histórico de Cuiabá a fim de preserva-lo e promover o desenvolvimento econômico, para revitalizar e gerar trabalho na forma de empregos decentes – Empregos Verdes.
Na composição da associação foram avançados os requisitos dos profissionais que contribuíram para valorização e memória da Arquitetura e Urbanismo. Atualmente é composta por vinte e um arquitetos e urbanistas que ocupam as cadeiras da Academia com mestria nos trabalhos executados.
Começa um novo caminho para que a AAU-MT se desenvolva compondo com novas categorias de Acadêmico Adjunto, de Acadêmico Benemérito e Estudante Acadêmico.
Acreditando e apresentado trabalhos dos projetos de Arquitetura e Urbanismo, dar ao profissional a sua importância e contribuição ao estado são alguns dos méritos que AAU-MT tem como compromisso.
É de grande importância para o Estado esta academia que nos orgulha na preservação da nossa história, desde o passado, presente e futuro da Arquitetura e Urbanismo matogrossense.
Nossos Aplausos.
ww.facebook.com/arqedmilsoneid