Política

A uma semana da eleição, potenciais adversários de Botelho desistem de candidatura

A uma semana da eleição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, os potenciais candidatos ao atual presidente Eduardo Botelho (DEM), abriram mão da disputa. Sílvio Fávero (PSL), que até a semana passada dizia estar em articulação como os 14 deputados novatos, desistiu por falta de número o suficiente de apoiadores para formar chapa.

A informação foi confirmada, nesta quinta-feira (24), pelo deputado eleito João Batista (PROS), um dos iniciadores da proposta de chapa de oposição. “Não conversei detalhes com o Silvio Fávero, mas que acredito que ele desistiu de sua campanha. Não houve articulação com deputados do interior, principalmente, que pouco têm vindo para Cuiabá, onde poderia ser feito um acordo”.

A candidatura de Fávero ganhou força após a Executiva nacional do PSL divulgou apoio em seu representante. Ele chegou a ser a aposta de empresários do agronegócio como alternativa a Botelho. Seus apoiadores tentaram atrair Janaína Riva (MDB) para o grupo, mas ela descartou a ideia justamente, segundo a parlamentar, por falta de condições de montar a chapa com o mínimo de sete deputados exigidos pelo regimento interno.

O atual primeiro secretário da Mesa, Guilherme Maluf (PSDB) confirmou também sua desistência. Antes, ocupou a presidência. Desde o anúncio de sua pré-candidatura, no fim do ano passado, ele cogitou a primeira secretaria na chapa de Eduardo Botelho e houve conversas para o mesmo cargo junto a Silvio Fávero.

“Fiz uma reflexão, já fui presidente da Assembleia, já fui primeiro secretário, acho que precisa ter uma oxigenação na Mesa Diretora, acho que precisamos de novos ocupando cargos de direção eu prefiro não ficar na mesa diretora, fazer uma legislatura um pouco diferente e fora dessa gestão da assembleia e quero até aprender com esses novos deputados que estão entrando e acho muito boa essa nova fase da política pra mim”, disse em entrevista à rádio Capital FM, hoje.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Política

Lista de 164 entidades impedidas de assinar convênios com o governo

Incluídas no Cadastro de Entidades Privadas sem Fins Lucrativos Impedidas (Cepim), elas estão proibidas de assinar novos convênios ou termos
Política

PSDB gasta R$ 250 mil em sistema para votação

O esquema –com dados criptografados, senhas de segurança e núcleos de apoio técnico com 12 agentes espalhados pelas quatro regiões