A Praça é considerada no Planejamento Urbano como meio de lazer, com objetivo de propiciar as pessoas não apenas o lazer, mas também para a qualidade de vida e forma de socialização.
Algumas praças são espaços para a cultura e a história da cidade. Jardins, bancos de convivência, fontes de águas iluminadas e áreas para feiras de artesanatos e gastronomia regional.
O coreto para apresentação de shows, bandas, concertos musicais, teatrais, e palco de manifestações políticas e culturais.
É assim com o desenvolvimento da nossa cidade de Cuiabá, capital do Estado de Mato Grosso, é implantada na primeira COHAB, a praça de lazer do Bairro Popular. Durante muitas décadas denominada Praça Pres. Eurico Gaspar Dutra, hoje transformou-se no espaço de entretenimento mais badalado da cidade: Praça Popular.
Com toda sua simplicidade e os jardins preservados de tantas árvores de grandes portes que nos sombreiam dando proteção do nosso calor constante da Capital do Sol.
Ponto de encontro dos mais aconchegantes, onde tudo acontece em todos os períodos. Devido a essa flexibilidade e mobilidade, a Praça é referência para todos os frequentadores, não importando a idade, cor ou sexo, um espaço de reflexão e divertimento.
Ao seu redor, com poucos moradores antigos, é disputada pelos escritórios, lojas especializadas e muitos bares e restaurantes que transformam o bairro em um dos mais requisitados pelos cuiabanos e turistas.
É como sou recebido durante 35 anos com meu escritório de arquitetura e minha vida tem muito de você: Praça Popular.