Opinião

A polêmica sobre o sal rosa ou sal do Himalaia; o que escolher?

O sal é um nutriente indispensável para o bom funcionamento do organismo e, embora seja muitas vezes visto como um vilão e desencadeador de uma série de doenças, sua ausência completa pode prejudicar o corpo tanto quanto o excesso. Apresento abaixo esta tabela e os nutrientes de cada sal em 10g:

É possível perceber, claramente, que o consumo de nenhum sal, nem mesmo o rosa do Himalaia, representará uma fonte expressiva de minerais, com exceção do sódio. A concentração de minerais no sal rosa é bastante superior à dos demais sais, chegando a ser 300% superior para o cálcio e mais de 7.400% superior para o magnésio, por exemplo, quando comparada à do sal refinado. Mas, na prática, essas quantidades de minerais encontradas no sal rosa ainda são muito pequenas em relação às necessidades diárias do nosso corpo. Considerando nossas necessidades nutricionais, o mineral mais importante no sal rosa seria o ferro. Mesmo assim, a ingestão de 10 g/dia desse tipo de sal não seria capaz de suprir nem 5% das recomendações de ferro. Não existem benefícios substanciais do sal rosa sobre o sal marinho integral, ele é uma boa opção de sal, bem como o sal marinho e este com um custo muito menor.

 

 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Opinião

Dos Pampas ao Chaco

E, assim, retorno  à querência, campeando recuerdos como diz amúsica da Califórnia da Canção Nativa do Rio Grande do Sul.
Opinião

Um caminho para o sucesso

Os ambientes de trabalho estão cheios de “puxa-sacos”, que acreditam que quem nos promove na carreira é o dono do