Política

A partir desta terça, eleitores não podem mais ser presos

Segundo o Código Eleitoral (Lei nº 4.737/1965) – em seu parágrafo 1º do artigo 236, a partir desta terça-feira (30) – faltando cinco dias para a votação do primeiro turno das Eleições 2014 -, eleitores não podem mais ser presos ou detidos.  

A exceção fica para os casos que envolvem flagrante delito, ou sentença criminal por crime inafiançável, ou, ainda, por desrespeito a salvo-conduto.

O mesmo caso se enquadra aos casos dos candidatos a cargos eletivos, que desde o último dia 19 não podem ser detidos ou presos.

2º Turno 

Da mesma forma, o candidato que concorrer ao segundo turno para presidente da República ou governador de Estado não poderá ser preso ou detido a partir de 11 de outubro, 15 dias antes da votação.

Para os eleitores, o período proibitivo se inicia em 21 de outubro até 48 horas após o encerramento da eleição em segundo turno.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Política

Lista de 164 entidades impedidas de assinar convênios com o governo

Incluídas no Cadastro de Entidades Privadas sem Fins Lucrativos Impedidas (Cepim), elas estão proibidas de assinar novos convênios ou termos
Política

PSDB gasta R$ 250 mil em sistema para votação

O esquema –com dados criptografados, senhas de segurança e núcleos de apoio técnico com 12 agentes espalhados pelas quatro regiões