O acordo foi anunciado em março e é resultado de uma decisão conjunta dos governos brasileiro e mexicano. Em comunicado divulgado nesta quarta-feira, o Itamaraty reitera a medida.
“Os brasileiros que, ao desembarcarem em qualquer ponto no México, tenham problemas no momento do controle migratório devem solicitar autorização para contatar o Consulado-Geral do Brasil na Cidade do México”, ressalta o texto do Itamaraty.
Os interessados devem lembrar que a isenção de vistos de curta duração não significa que outros requisitos não possam ser apresentados no momento do controle migratório, como passagem de regresso, prova de meios de subsistência, comprovante de hospedagem, entre outros.
O Itamaraty recomenda que os brasileiros que viajam para o México consultem a página eletrônica doConsulado-Geral do Brasil no país e a do Serviço Exterior mexicano para conhecerem as condições de ingresso.
Em caso de dificuldades, o viajante pode ligar para os seguintes telefones: 55-4160-3953 (chamadas a partir da Cidade do México), 04455 3455-3991 (chamadas da Cidade do México), 0155 3455-3991 (chamadas de qualquer outro local no México) e 00xx52155 3455-3991 (chamadas de qualquer lugar do Brasil). Há ainda o e-mail assistencia.cgmexico@itamaraty.gov.br
Fonte: Jornal do Brasil