Além de oferecer os benefícios nutricionais básicos, há evidências de que os alimentos funcionais auxiliam na prevenção de tumores de mama, próstata, intestino, cabeça e pescoço, dentre outros, principalmente quando o consumo está associado à adoção de um estilo de vida saudável.
Dentre os alimentos funcionais se destacam os cereais integrais, leguminosas (feijão, ervilha, lentilha), linhaça, brócolis, couve-flor, espinafre, tomate, alho, cebola, melancia, morango, goiaba, uva, peixes marinhos, chá verde e castanhas.
A adoção de um estilo de vida saudável que inclui uma alimentação equilibrada, prática de atividade física e controle do peso corporal, auxilia na prevenção de câncer de mama, próstata, intestino, estômago, pulmão, dentre outros de alta incidência na população brasileira e mundial.
Dados publicados pela American Câncer Society mostram que um terço de todas as mortes por câncer nos Estados Unidos a cada ano está ligado à alimentação e atividade física, incluindo o excesso de peso ou obesos.
No Brasil, segundo o Inca, observa-se que os tipos de câncer que se relacionam aos hábitos alimentares estão entre as seis primeiras causas de mortalidade pela doença.
Os alimentos que ajudam a prevenir o câncer de mama são os que contêm licopeno, como frutas de coloração avermelhada, além daqueles que contêm vitamina C e E, por conta dos radicais livres, como soja, castanhas, brócolis, couve-flor. Também se destaca o ômega 3, que pode ser encontrado em peixes como salmão, atum e sardinha. O ômega 3 é rico também em sementes como a chia e a linhaça.
O ômega 3 auxilia na prevenção dos tumores de mama e de próstata, como também ajuda a aumentar o colesterol bom (HDL) e a abaixar o colesterol ruim (LDL). Em se tratando exclusivamente de câncer de próstata, o papel de destaque fica por conta do licopeno, que é encontrado, por exemplo, no tomate, molho de tomate, goiaba vermelha e melancia.
Para a prevenção de tumores de intestino e de reto por meio da alimentação o recomendável é evitar a ingestão de alimentos gordurosos e embutidos, assim como o consumo excessivo de carne vermelha. Por sua vez, é válido dar preferência a alimentos como o chá verde e a soja não transgênica, além de adotar uma alimentação rica em frutas, verduras e legumes, que são fontes de fibras.
Para a região da cabeça e pescoço, que compreende a boca, faringe, laringe e tireóide, os alimentos funcionais que auxiliam na prevenção são a abóbora e a cenoura (fontes de vitamina A), as frutas cítricas, como o abacaxi, a acerola, o maracujá e a laranja (ricas em vitamina C) e vegetais de cor verde escura, como o brócolis (ricos em vitamina C). A alimentação recomendada para auxiliar na prevenção de câncer de estômago deve privilegiar a ingestão de frutas e verduras, principalmente os alimentos fontes de vitamina C, como laranja, limão, acerola e abacaxi, e evitar o alto consumo de sal, de alimentos com conservantes e de defumados.
É recomendável evitar a ingestão excessiva de alimentos em temperatura elevada, muito comum no sul do Brasil, na Argentina e no Uruguai, por exemplo, o consumo do chimarrão.