Opinião

A importância dos alimentos na prevenção do câncer

Além de oferecer os benefícios nutricionais básicos, há evidências de que os alimentos funcionais auxiliam na prevenção de tumores de mama, próstata, intestino, cabeça e pescoço, dentre outros, principalmente quando o consumo está associado à adoção de um estilo de vida saudável.

Dentre os alimentos funcionais se destacam os cereais integrais, leguminosas (feijão, ervilha, lentilha), linhaça, brócolis, couve-flor, espinafre, tomate, alho, cebola, melancia, morango, goiaba, uva, peixes marinhos, chá verde e castanhas.

A adoção de um estilo de vida saudável que inclui uma alimentação equilibrada, prática de atividade física e controle do peso corporal, auxilia na prevenção de câncer de mama, próstata, intestino, estômago, pulmão, dentre outros de alta incidência na população brasileira e mundial.

Dados publicados pela American Câncer Society mostram que um terço de todas as mortes por câncer nos Estados Unidos a cada ano está ligado à alimentação e atividade física, incluindo o excesso de peso ou obesos.

No Brasil, segundo o Inca, observa-se que os tipos de câncer que se relacionam aos hábitos alimentares estão entre as seis primeiras causas de mortalidade pela doença.

Os alimentos que ajudam a prevenir o câncer de mama são os que contêm licopeno, como frutas de coloração avermelhada, além daqueles que contêm vitamina C e E, por conta dos radicais livres, como soja, castanhas, brócolis, couve-flor. Também se destaca o ômega 3, que pode ser encontrado em peixes como salmão, atum e sardinha. O ômega 3 é rico também em sementes como a chia e a linhaça.

O ômega 3 auxilia na prevenção dos tumores de mama e de próstata, como também ajuda a aumentar o colesterol bom (HDL) e a abaixar o colesterol ruim (LDL). Em se tratando exclusivamente de câncer de próstata, o papel de destaque fica por conta do licopeno, que é encontrado, por exemplo, no tomate, molho de tomate, goiaba vermelha e melancia.

Para a prevenção de tumores de intestino e de reto por meio da alimentação o recomendável é evitar a ingestão de alimentos gordurosos e embutidos, assim como o consumo excessivo de carne vermelha. Por sua vez, é válido dar preferência a alimentos como o chá verde e a soja não transgênica, além de adotar uma alimentação rica em frutas, verduras e legumes, que são fontes de fibras.

Para a região da cabeça e pescoço, que compreende a boca, faringe, laringe e tireóide, os alimentos funcionais que auxiliam na prevenção são a abóbora e a cenoura (fontes de vitamina A), as frutas cítricas, como o abacaxi, a acerola, o maracujá e a laranja (ricas em vitamina C) e vegetais de cor verde escura, como o brócolis (ricos em vitamina C). A alimentação recomendada para auxiliar na prevenção de câncer de estômago deve privilegiar a ingestão de frutas e verduras, principalmente os alimentos fontes de vitamina C, como laranja, limão, acerola e abacaxi, e evitar o alto consumo de sal, de alimentos com conservantes e de defumados.

É recomendável evitar a ingestão excessiva de alimentos em temperatura elevada, muito comum no sul do Brasil, na Argentina e no Uruguai, por exemplo, o consumo do chimarrão.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Opinião

Dos Pampas ao Chaco

E, assim, retorno  à querência, campeando recuerdos como diz amúsica da Califórnia da Canção Nativa do Rio Grande do Sul.
Opinião

Um caminho para o sucesso

Os ambientes de trabalho estão cheios de “puxa-sacos”, que acreditam que quem nos promove na carreira é o dono do