Os efeitos positivos da harmonização nos ambientes estão diretamente ligados às energias das pessoas que habitam ou transitam no local. O ambiente faz a pessoa e vice-versa. Cada pessoa emana uma energia pessoal que pode ser boa ou ruim. A carga energética pessoal é medida e composta pelos atos, pensamentos e sentimentos repetitivos. Assim sendo, tudo isto gera uma vibração que irá emanar e contagiar a todos que estiverem ao redor. Isto é fato: a energia se propaga. Quando a energia pessoal é baixa, o magnetismo pessoal torna-se fraco e a proteção contra energias negativas fica vulnerável a pensamentos obsessivos.
Pensar muito gasta energias, ficar então remoendo problemas cansa mais do que um dia todo de trabalho pesado. Quem não tem domínio sobre seus pensamentos fica escravo da mente. A qualidade do pensamento é muito importante para o magnetismo pessoal. Pois pensamentos éticos, positivos e elevados recarregam as energias. A raiva, os ressentimentos, a inveja e a prepotência deixam as pessoas estagnadas e as impedem de prosperar. Agora, os sentimentos positivos como uma verdadeira amizade, amor, confiança e solidariedade, recarregam as energias, ativam o bom humor e o poder de fazer tudo prosperar. A atenção ou foco no agora aumenta o magnetismo pessoal. Você existe apenas no presente. O passado já foi e o futuro é o que pensa hoje agora.
Apegar a sua vida do passado ou sonhar demais com o futuro deixa de alimentar a atenção e o foco. Dalai Lama já dizia: “Só existem dois dias no ano em que você não pode fazer nada pela sua vida: o ontem e o amanhã”. Outro vilão e vampiro que consome a energia pessoal é a mentira. Quando somos o que somos, a vida flui e maravilhas acontecem. Sua vida foi feita para ser vivida por você; se ela está sendo um fardo é porque não a vive com inteligência ou está mais cuidando da vida do outro do que da sua, e energeticamente está acolhendo para si problemas que não são seus. O resultado para isso são as frustrações e como prêmio para não cuidar de si haverá uma grande confusão mental que acarretará uma grande perda energética que a impedirá de construir a sua própria vida.