A culinária da Irlanda pode ser dividida em dois grupos: a tradicional, com pratos mais simples e populares; e a moderna, dedicada em grande parte aos hotéis e restaurantes, ou voltada aos turistas. Como todos os países que sofreram influência da globalização nos últimos séculos na sua cultura, a culinária irlandesa é composta por uma mistura de alimentos que vieram de diversos lugares do planeta. O país também é muito conhecido por suas bebidas, tanto as destiladas, quanto as cervejas artesanais.
O alimento mais comum no país é a batata, que é consumida de diversas formas. Assada ou cozida, e combinada com outros alimentos, o vegetal sempre foi uma das maiores fontes de alimentação dos irlandeses desde quando chegou ao país, por volta da segunda metade do século XVII. A seguir podemos confirmar a presença da batata em alguns pratos da cultura irlandesa. Os pratos possuem forte caráter regional, pois os irlandeses são verdadeiros nacionalistas.
Guinness Stew com Batatas aos Murros – é um prato feito com a cerveja Guinness, que é considerada quase um patrimônio da Irlanda. É um cozido feito a partir da mistura de carne, salsinha, cenoura, pimenta, alho e a cerveja.
Ensopado de carneiro com batatas – é feito com costelas e peitos da carne do carneiro, cebola, batatas, cenoura, aipo, salsa picada, caldo de carne sal e pimenta.
Há uma variação do prato feito com carne bovina, ao invés de carneiro, e nele é colocado a cerveja Guinness, também.
Coddle – um prato tradicional de Dublin. É feito com salsicha de porto, bacon cortado em tiras, batatas em rodelas e cebola.
Boxty – uma espécie de panquecas de batatas que é servido frito. Existe um grande número de versões do prato, como as que contém purê de batata, batata picada, ovos, etc.
Portanto, podemos observar que a típica cozinha irlandesa é simples e rústica. Desde o início da povoação da ilha, o objetivo era dar uma boa alimentação ao povo pobre. A rainha dessa cozinha foi e sempre será a batata, esta é extremamente importante como fonte de energia. Vitaminas e minerais. As batatas serviram, também, para alimentar os porcos. No inverno os porcos eram mortos e o presunto e o bacon armazenados.