Muitas pessoas têm grande dificuldade com a autodisciplina. Muitos têm grande força de vontade, mas essa força, muitas vezes, termina na segunda-feira após assumir alguns propósitos como, parar de fumar, emagrecer etc. Ou termina nas primeiras semanas de janeiro, após os diversos compromissos assumidos na virada do ano.
Mas, afinal, o que é autodisciplina? Podemos dizer que é amar a si mesmo. Quem se ama, quem se quer bem, tem muito mais capacidade para utilizar a força de vontade e se impor às tentações destrutivas de sua saúde, de sua prosperidade e de sua vida.
Então, você precisa ser discípulo de si mesmo e muitas vezes renunciar aos inúmeros estímulos internos e externos do prazer fugaz, do ócio, da preguiça tão presentes no nosso dia a dia.
Vejamos, por exemplo, você tem prova na escola segunda-feira e, no final de semana, tem convite para ir à balada, ir ao cinema com seus amigos ou ficar dormindo sem fazer nada. Você já sabe que, se não renunciar a esses desejos tentadores, esses prazeres imediatos e não estudar como a disciplina exige e for mal na prova segunda-feira, como você vai se sentir? Com um tremendo peso de consciência e um grande arrependimento pelo irreversível prejuízo que se impôs.
Mas, se você se ama e diz NÃO àquela vozinha interior que o tenta com esses prazeres, abdicando cada um deles, imediatamente, dedicando-se aos estudos, e tirando uma excelente nota na prova na segunda-feira, qual seria sua sensação? Certamente seria tomado por uma grande satisfação e um orgulho de si mesmo por toda a vida.
Se você tem problema com sobrepeso, precisa ser muito autodisciplinado para resistir às tentações das tantas guloseimas, de todas as cores e de todos os sabores que lhe são ofertados em todos os ambientes. Então, também precisa ser um bom discípulo de si mesmo para se dizer, NÃO; eu me amo e me quero bem e não vou comer nada além daquilo que é o ideal para manter minha saúde e o peso ideal.
Enfim, você sabe da satisfação, da felicidade e do orgulho que sente quando, por amor-próprio, se diz um NÃO ou um SIM, segundo o que for melhor para sua autoestima, bem-estar e saúde, e em todas as áreas da sua vida.
Portanto, se quer ser feliz, precisa se amar antes de tudo e de todos, cultivando sistematicamente muito cuidado com seus comportamentos, sendo então, um ótimo discípulo de si mesmo.
Lembre-se de que, você é a pessoa mais importante da sua vida. Você já fechou os olhos, permitindo-se sentir o que essa afirmação e esse sentimento causam em você? Perceba que nosso poder reside no agora. Portanto, que o amor que você sente por si, seja grande o bastante para que você tenha autodisciplina, fazendo as melhores escolhas para sua vida neste momento, sem delegar para o amanhã seu poder pessoal, seu autocuidado.