Cidades DESTAQUE 2

“A Arte do Povo da Rua” dá visibilidade à produção artística de pessoas em situação de vulnerabilidade social

Um excerto da exposição “A Arte do Povo da Rua” será realizada no saguão do Ganha Tempo de Cuiabá/MT em parceria do Tribunal de Justiça de Mato Grosso com a Defensoria Pública do Estado de São Paulo, trazendo à luz a potência criativa de artistas em situação de vulnerabilidade social. A mostra reune pinturas, esculturas e registros fotográficos produzidos por pessoas atendidas em centros de acolhida e programas sociais da capital paulista, transformando experiências de superação em expressões artísticas que convidam à reflexão sobre dignidade, justiça e inclusão.

A defensora pública Katia Cilene Oliveira Giraldi, presente na abertura da exposição em Cuiabá/MT, ressaltou o caráter transformador da iniciativa:

“A arte é um instrumento poderoso de superação das desigualdades sociais. Ela permite que vozes antes silenciadas sejam ouvidas, promove pertencimento e chama atenção para temáticas urgentes, como justiça social e direitos humanos. Esta exposição é um convite para olharmos a população em situação de rua com dignidade e humanidade”, afirmou.

Com a exposição, a Defensoria Pública reafirma seu compromisso não apenas com a defesa de direitos, mas também com a promoção da cidadania por meio da arte, lembrando que justiça e cultura caminham juntas na construção de uma sociedade mais inclusiva.

A ação cultural se soma a esforços institucionais para ampliar o acesso à cidadania. Exemplo disso é o Mutirão POP RUA JUD, que chega à sua 4ª edição em parceria com o Tribunal de Justiça e a Defensoria Pública em Mato Grosso. A iniciativa, realizada a partir do dia 18 de setembro de 2025, é destinada exclusivamente à população em situação de rua, promovendo atendimento jurídico, acesso à documentação e a serviços essenciais.

Durante a realização do mutirão, o atendimento dos postos de serviços foi dedicado exclusivamente a esse público e a ação deixará como legado a reafirmação do compromisso institucional de levar justiça e cidadania a quem mais precisa.

Combinando arte e política pública, as duas iniciativas – a exposição e o mutirão – mostram que a transformação social só é possível quando diferentes setores da sociedade se unem para garantir visibilidade, dignidade e direitos às populações mais vulneráveis.

Marcelo Toledo

About Author

Jornalista e colaborador especial para o Circuito MT.

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.