Opinião

A arte de se alimentar… Feliz Páscoa!

Às vezes pensamos que se alimentar é apenas comer algum alimento como hambúrguer, batata frita, sorvete e refrigerante. Mas não, isso é somente comer. Alimentar-se é outra coisa, é trazer alimentos ao nosso corpo físico e alimentos que foram feitos sob medida para nós, assim como tudo que brota do chão e o que dá em árvores. Isso foi feito para nós. Se você pensar em nossos ancestrais mais antigos, o homem foi feito para comer o que brota do chão e o que dá em árvore, ou seja, frutas, castanhas, verduras etc. Porém, a indústria de alimentos foi evoluindo, crescendo, inventando coisas e nós começamos a comer essas coisas industrializadas e a achar que isso é alimentação. Entretanto, é muito diferente comer de se alimentar.

Comer significa qualquer coisa que colocamos na boca e engolimos. Já se alimentar significa procurar nutrientes para que o nosso corpo tenha saúde. A alimentação não vem somente da comida, ela vem do sono, respiração, água e da nossa conexão espiritual. Uma alimentação saudável e em quantidade adequada contribui para a saúde total do organismo, memória e energia. Alguns alimentos estimulam a memória, o raciocínio e ajudam até a melhorar a concentração. O ômega-3 favorece a comunicação entre os neurônios e, assim, melhora a concentração, a memória e o aprendizado em geral. Pode ser encontrado em peixes de água salgada como sardinha, arenque e cavala, além das sementes. As vitaminas do complexo B ajudam na energia, melhoram a memória e auxiliam na comunicação dos neurônios e no desenvolvimento deles.

Está presente principalmente em proteínas animais (carne vermelha, aves e ovos), em leguminosas como feijão, lentilha e grão-de-bico, e nas sementes, como nozes, castanhas e amêndoas. A sálvia melhora a capacidade de concentração e o aprendizado. O açafrão inibe a morte de neurônios, no máximo uma colher de chá por dia (pode ser usado no arroz). O ferro que forma a hemoglobina e oxigena o sangue e o cérebro, fortalecendo as partes metabólica e energética, é encontrado na gema do ovo, feijão, sardinha, carnes escuras do frango e carnes vermelhas. Os nitratos aumentam a irrigação do sangue no cérebro e são recomendados para quem desenvolve trabalhos intelectuais. A indicação é consumir beterraba, repolho, espinafre, nabo e aipo. A colina é um aminoácido importante para as células nervosas que ajuda, portanto, a memória e a cognição, e está presente na gema do ovo.

O chocolate, agora nesta época da Páscoa, é o rico em cafeína que combate a fadiga mental e ativa o sistema de alerta, além de melhorar o estresse, porque libera endorfina. A indicação é o rico em cacau. Os carboidratos dos cereais integrais evitam a sonolência depois do almoço e nos deixam mais alertas, isso porque as fibras presentes nos carboidratos integrais ajudam a liberar glicose no organismo aos poucos. A falta de carboidratos prejudica a memorização, a concentração e o aprendizado.

 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Opinião

Dos Pampas ao Chaco

E, assim, retorno  à querência, campeando recuerdos como diz amúsica da Califórnia da Canção Nativa do Rio Grande do Sul.
Opinião

Um caminho para o sucesso

Os ambientes de trabalho estão cheios de “puxa-sacos”, que acreditam que quem nos promove na carreira é o dono do