A Arena Pantanal, que irá receber quatro partidas do Mundial, segue com 98% dos trabalhos concluídos. Ainda restam ser instaladas cerca de 3 mil cadeiras, além dos serviços de acabamento final.
Em que pese o prazo de entrega do estádio à Fifa, que se encerra no próximo dia 21, as atividades de manutenção e intervenção em linhas energizadas do estádio foram paralisadas. A medida é decorrente da morte do operário Muhammad'Ali Dom Alerrandro Paolo Nicholas Poseidon Maciel Afonso, de 32 anos, na última quinta-feira (8) e foi determinada pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).
O profissional faleceu após sofrer uma descarga elétrica quando trabalhava com instalações elétricas no nível 20, setor leste do estádio. Leia Mais
Segundo a assessoria de imprensa da Secretaria Extraordinária da Copa (Secopa), não houve paralisação dos serviços nos demais setores da Arena. Na última semana, o secretário Maurício Guimarães, lamentou o ocorrido, mas disse que o acidente não irá interferir no cronograma de finalização da obra.
Testes
Mesmo inacabada, a Arena Pantanal já recebeu três eventos-testes. O primeiro deles, no dia 2 de abril, no empate em 0x0, entre Mixto e Santos, válido pela Copa do Brasil.
No dia 26 de abril, foi a vez de Luverdense e Vasco se enfrentarem na Arena. Em partida da série B do Campeonato Brasileiro, o time de Mato Grosso venceu por 2×1 a equipe carioca e coube ao atacante do Verdão do Norte, Reinaldo, a 'tarefa' de marcar o primeiro gol no estádio.
O feriado de 1 de maio, Dia do Trabalhador, foi marcado pelo jogo entre Cuiabá e Internacional, de Porto Alegre, novamente pela Copa do Brasil. Mais um empate, desta vez em 1×1, fazendo com que os times do Estado permanecessem invictos na Arena Pantanal.
Jogos Copa
Durante a Copa, o estádio irá receber quatro jogos, todas da primeira fase do Mundial. São eles: Chile-Austrália (13/6), Rússia-Coreia do Sul (17/6), Bósnia-Nigéria (21/6), Colômbia-Japão (24/6).
Arenas
Além da Arena Pantanal, em Cuiabá, outros três estádios ainda seguem em obras, entre eles o palco da abertura do Mundial, o Itaquerão, ‘a Arena Corinthians’, em São Paulo.
Os trabalhos ainda estão sendo finalizados também na Arena da Baixada, em Curitiba e no Beira-Rio, em Porto Alegre. O secretário-geral da Fifa, Jerôme Valcke, reconheceu na semana passada que o Itaquerão e a Arena da Baixada ficariam prontos apenas "no último minuto".