A secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Várzea Grande abriu nesta terça-feira (3), a temporada de matrículas para a rede pública municipal para novos alunos. Estão sendo ofertadas 5.263 vagas da Educação Infantil, a alunos a partir de dois anos, até ao 9º ano do Ensino Fundamental. As matrículas poderão ser realizadas até o dia 13 deste mês (janeiro) nas 79 unidades da rede, tanto nos Centros de Educação Infantil (CMEIs) quanto nas Escolas de Educação Básica (EMEBs).
Conforme mapeamento realizado pela Gestão de Legislação e Normas da Secretaria de Educação, as creches estão ofertando 1.006 novas vagas, a pré-escola, 2.725, o que totaliza somente na Educação Infantil 3.731 vagas para alunos novos
Para os anos iniciais, que englobam o 1º, o 2º, o 3º, o 4º e o 5º, são 1.255 vagas. Para os anos finais – do 6º ao 9º ano – são 277 vagas – o que no total geral do Ensino Fundamental são 1.532 vagas. Na somatória total, o ensino público municipal de Várzea Grande oferta para o ano letivo de 2017, 5.263 matrículas para alunos novos em toda a Rede de Ensino.
O secretário da Pasta, Sílvio Fidelis, explica que o volume de vagas é considerável, visto que todos os alunos que já pertencem à Rede estão com suas matrículas efetivadas, processo realizado em dezembro. “Redimensionamos nossa Rede para não apenas acomodar nossos alunos, mas para permitir que novos alunos possam ingressar na Rede municipal. Houve expansão da Rede Municipal, tanto do ponto de vista quantitativo como qualitativo.”, explica o secretário.
O secretário destaca ainda que durante todo o ano de 2016, oito escolas e uma creche foram reconstruídas e entregues às comunidades e que isso fez aumentar a demanda por vagas nessas unidades. “Sabemos que nem todos os pais irão ter sucesso na efetivação da matrícula de seus filhos nessas unidades, no entanto, orientamos que quem não conseguir, procure a Gestão de Legislação e Normas na sede da Secretaria Municipal. Ninguém vai ficar sem vaga, é competência do município garantir o acesso a educação básica e isso faremos”.