Esportes

Etíope fatura 92ª edição da corrida de São Silvestre; Giovani dos Santos termina em quarto

O Brasil esteve vivo na briga pela vitória da 92ª da Corrida Internacional de São Silvestre, apesar de não a ter conseguido em 2016. O primeiro lugar ficou com o etíope Leul Aleme, que com consistência e tempo de 44 minutos e 52 segundos, conseguiu bater outros africanos e o brasileiro Giovani dos Santos, realizou prova de ótimo desempenho e terminou em quarto.

Giovani correu de igual para igual com Aleme na maior parte do percurso, e esteve vivo na disputa pela liderança em pelo menos dois terços da prova. Só na etapa final, o ritmo do etíope acabou se sobressaindo sobre o de Giovani, o que causou a abertura de distância entre os dois competidores.

O Brasil melhorou seu desempenho na prova masculina em relação a 2015, quando o próprio Giovani havia sido o melhor colocado, na quinta posição. A última vitória nacional da São Silvestre segue sendo a de Marílson Gomes dos Santos, em 2010.

No pelotão principal, o brasileiro Adriano de Oliveira começou a corrida bem, liderando-a e alterando a ponta com outro atleta nacional, Reginaldo da Silva. Principal esperança do país na competição, Giovani dos Santos também largou no grupo de frente e disputava a posição mais altas com os atletas africanos, favoritos para a vitória.

Já na metade do percurso, Reginaldo acabou diminuindo o ritmo e ficando para trás, mas Giovani se manteve consistente e muito próximo dos concorrentes pela liderança da corrida. Nos últimos cinco quilômetros, a disputa era acirrada com Leul Aleme, da Etiópia, pela ponta.

Foi só nos últimos dois quilômetros que Giovani acabou perdendo o ritmo da passada com os rivais, na complicada subida da Avenida da Brigadeiro Luís Antônio. O brasileiro, que esteve muito perto da liderança, acabou ficando na quarta colocação.

Os metros finais na Avenida Paulista reservaram emoção, já que três competidores africanos chegaram inteiros e brigando a vitória passada a passada. Nos metros finais, Leul Aleme conseguiu executar sprint e escapar, abrir pequena margem e administrar a diferença até cruzar a linha de chegada, em frente a Fundação Cásper Líbero, na primeira colocação.

Fonte: SuperEsportes

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Esportes

Para embalar, Palmeiras vai manter esquema ofensivo fora de casa

  A derrota para o Penapolense no último fim de semana trouxe de volta a tensão que marcou o rebaixamento
Esportes

Santos e São Paulo na vila opõe Neymar e Ganso pela primeira vez

  Ganso trocou o Santos pelo São Paulo de forma polêmica, em setembro, e até aqui não fez grandes jogos