Os estragos no Vale do Itajaí na terça-feira (27) foram causados por um tornado, informou a Epagri/Ciram na quinta (29). Os dados do radar meteorológico de Lontras apontam para a ocorrência do fenômeno das 16h10 às 16h25 entre os municípios de Rodeio e Ascurra.
A cidade de Rodeio teve destelhamentos, quedas de árvores em residências e comércios, queda de postes de fiação elétrica em vias, bem como interrupção de ruas por árvores. Mais de mil unidades ficaram sem energia elétrica.
A Epagri/Ciram estima que os ventos tenham passado dos 80km/h. "Devido à distância entre o ponto de ocorrência do fenômeno e a estação meteorológica com medições de vento mais próxima, não é possível saber precisamente qual foi a velocidade do vento no local, porém as imagens dos danos causados pelos ventos indicam um tornado de intensidade f0 em uma escala que vai até f5", diz o órgão em nota.
O coordenador municipal da Defesa Civil de Rodeio, Antônio Peres, afirmou que duas localidades tiveram mais danos. "Ficou feio. Do Centro até o bairro Glória não teve uma casa que não mexeu o telhado". Além disso, as edificações de duas empresas desabaram.
"Os tornados são fenômenos de pequena escala tanto espacial (da ordem de alguns metros a poucas centenas de metros) quanto temporal (alguns minutos), sendo assim um dos fenômenos meteorológicos de mais difícil previsibilidade", afirma a Epagri/Ciram.
Previsão para os próximos dias
Nos próximos dias a condição de tempo instável persiste em Santa Catarina, com risco de chuva e ventos fortes, granizo e raios em todas as regiões.
Fonte: G1