Cidades

Defensoria ingressa ação civil pública para garantir medicamento a grávidas

O Núcleo da Defensoria Pública de Lucas do Rio Verde (334 km de Cuiabá) interpôs ação civil pública com pedido de tutela provisória de urgência, para fornecimento do medicamento a base de enoxaparina sódica a gestantes portadoras de trombofilia.

Segundo o defensor público, Leandro Jesus Pizarro Torrano, as pacientes necessitam de uso contínuo do medicamento devido ao risco de aborto e debilitação de saúde. Na ação há, nominalmente, duas mulheres citadas na fila de espera, mas os efeitos do recurso se estendem a outras pacientes em quadro clínico semelhante.

O medicamento não é mais disponibilizado pelo Estado desde 2015, quando a obrigação de estoque foi suspensa por meio de portaria. “Ocorre que, apesar de tal revogação, os médicos que fazem o atendimento das gestantes recomendam o uso devido à gravidade dos casos e a eficácia do medicamento no tratamento da patologia”, pontua o defensor.

Torrano afirma que as gestantes relatam a impossibilidade de substituição do medicamento e que o estado de saúde está se debilitando consideravelmente devido à falta do remédio.

“Tendo em vista a comprovação de que a omissão do poder público quanto ao fornecimento do medicamento tem amplo espeque, alcançando todas as gestantes que se encontram na mesma situação fática, é de rigor que se estabeleça providência de caráter cominatório para que os requeridos sejam compelidos ao fornecimento do medicamento às gestantes que, respaldadas pela devida prescrição médica, necessitam do fármaco”.

Trombofilia é uma tendência de “engrossamento” do sangue, que contribui para o entupimento de veias. A alteração é não classificada como doença, mas como uma condição que pode ter diferentes causas.

É classificada de hereditária quando a condição está ligada a fatores genéticos. Outra é quando essa condição é adquirida. Neste caso, ela pode ser desencadeada por diversos fatores que aumentam a coagulação do sangue. Entre eles estão o uso de estrogênios, terapia de reposição hormonal, viagens aéreas prolongadas (por causa da pressão), cirurgias, imobilização e também a gravidez.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.