Política

Vereador Toninho de Souza vota contra o aumento do IPTU em Cuiabá

Foto Ahmad Jarrah

O vereador Toninho de Souza (PSD) já declarou ser contrário ao aumento do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU), que será votado em sessão Extraordinária nesta terça-fera (27) na Câmara Municipal de Cuiabá. A Revisão da Planta Genérica do município propõe o aumento no índice do IPTU na capital de até 35%. A nova norma regulamenta o cálculo do Custo Unitário Básico de Construção e estabelece três padrões de construção: baixo, normal e alto.

O valor de reajuste do IPTU tramita desde o ano passado na Câmara Municipal. Por determinação encaminhada pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) solicitou ao Executivo que fosse realizada a Revisão da Planta Genérica, conforme lei federal que estabelece que o valor seja reajustado a cada três anos.

Toninho de Souza aponta que o reajuste não vem em boa hora, devido à crise enfrentada este ano. “Desde o ano passado quando tentaram aumentar o IPTU eu fui contrário. A população já está castigada com esta crise econômica que afetou todos nós, a população tem dificuldades de pagar as suas contas, de comprar o básico dentro de casa que é a comida, mas um aumento destes seria você apertar demais a população cuiabana”, explicou o vereador cuiabano.

O parlamentar lembrou ainda que o aumento do IPTU não tem nada a ver com o prefeito atual Mauro Mendes. “Esse aumento está sendo articulado pelo prefeito eleito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, que já realizou reuniões com os atuais vereadores, e que eu não participei, é importante que isso fique claro”, pontuou.

O vereador pediu ainda o apoio da população cuiabana. “Eu quero dizer que a população deve se mobilizar pelas Redes Sociais, cobrar de seus vereadores para que não votem esse aumento, isso tem que ser cobrado pelos seus eleitores. Eu entendo que a população não pode ser sacrificada com mais um aumento de imposto”, finalizou o parlamentar.

A Planta Genérica de Valores é o instrumento legal no qual estão estabelecidos os valores unitários de metro quadrado de terreno e de construção do município, que possibilita obter o valor venal dos imóveis. Assim, aumentando o índice, automaticamente, fica alterado o valor a ser pago pelo contribuinte.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Política

Lista de 164 entidades impedidas de assinar convênios com o governo

Incluídas no Cadastro de Entidades Privadas sem Fins Lucrativos Impedidas (Cepim), elas estão proibidas de assinar novos convênios ou termos
Política

PSDB gasta R$ 250 mil em sistema para votação

O esquema –com dados criptografados, senhas de segurança e núcleos de apoio técnico com 12 agentes espalhados pelas quatro regiões