A reitora da Universidade Federal de Mato Grosso, professora Myrian Serra, apresentou melhoras em seu quadro clínico e respira sem a ajuda de aparelhos. Mas, ela continua internada na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) de hospital em Cuiabá.
A atualização do quadro médico da professora foi divulgada neste domingo (25) pela assessoria de imprensa da universidade e aponta que ela está acordada e responde aos comandos da equipe médica. A previsão é que ela deixa a ala da UTI nos próximos dias em transferência para o setor de tratamento neuroclínico. Não há previsão para recebimento de alta.
A reitora Myrian Serra está internada desde o dia 10 deste mês, quando passou mal durante um evento no campus da UFMT em Cuiabá. Ela sofreu aneurisma cerebral logo após discursar em homenagem aos 46 anos da instituição. Myrian desmaiou ainda no palco e recebeu primeiros-socorros de médicos na plateia. Em seguida, foi atendida por paramédicos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e levada para um hospital particular.
A equipe médica implantou um cateter na cabeça dela para monitorar a pressão intracraniana, devido a um edema cerebral, da temperatura cerebral e para drenagem do líquor hemorrágico. O quadro foi considerado quadro e a professora foi colocada em coma induzido.
Devido ao incidente, a direção da UFMT cancelou a programação de aniversário. Myrian Serra tomou posse como reitora no dia 13 de outubro deste ano.