30 de julho de 1905
Assunção, Paraguai
Estádio: Dr. Nicolás Leoz
Classificação
Garantiu vaga na Copa Libertadores como campeão do Torneio Apertura 2016, tendo a maior pontuação da temporada. Assim, ficou com a primeira vaga do Paraguai, entrando na fase de grupos da competição. No Clausura, ficou em terceiro, atrás de Guarani e Olímpia.
Mercado
O Libertad terá um novo treinador para a Copa Libertadores. Eduardo Villalba deixou o cargo no fim da temporada. O espanhol Fernando Jubero, com passagens por Guaraní e Olimpia, vai comandar o time na maior competição de clubes da América.
A direção do clube busca reforços no mercado paraguaio. Segundo a imprensa de Assunção, os atacantes Fredy Bareiro, cujo contrato com o Olimpia termina neste mês, e Ernesto Álvarez, goleador de Sol de América, estão na mira do Libertad.
Destaque
O centroavante Santiago Salcedo, de 35 anos, é o artilheiro do time paraguaio e o principal jogador do time. Experiente, ele já passou por grandes clubes da América do Sul, como River Plate, Newell's Old Boys e Cerro Porteño. Em julho deste ano, recebeu o prêmio Chuteira de Ouro da revista “Don Balón” por ter sido o maior artilheiro de todas as ligas da América. Salcedo marcou 43 gols, 30 pelo Sol de América e 13 pelo Libertad. Ele é o terceiro jogador paraguaio com mais gols em atividade, atrás de Óscar Cardozo e Roque Santa Cruz. E o matador conhece bem a Copa Libertadores. Foi artilheiro da competição em 2005, com nove gols, quando atuava pelo Cerro Porteño.
O clube
É o terceiro clube do Paraguai, atrás de Cerro Porteño e Olimpia. Conquistou a liga nacional em 15 oportunidades. É considerado o clube mais bem organizado do país. Por isso, cresceu vertiginosamente nas últimas décadas. O melhor desempenho na Copa Libertadores ocorreu em 2006. Naquela ocasião, chegou à semifinal do torneio, eliminando o Tigres (México) nas oitavas e o River Plate nas quartas de final. Foi derrotado pelo Inter, que ficaria com a taça ao bater o São Paulo na decisão.
Estádio
O Libertad manda seus jogos no Estádio Dr. Nicolás Leoz, inaugurado em 2005. A denominação é em homenagem ao ex-presidente da Conmebol, torcedor ilustre do time. A cancha fica em Assunção, na capital do Paraguai. O espaço é acanhado, comportando cerca de 12 mil pessoas. Por ser pequeno demais e não levar tantos torcedores, não funciona como um caldeirão.
21 de junho de 1921
Godoy Cruz, Argentina
Estádio: Malvinas Argentinas
Classificação
O Godoy Cruz garantiu vaga na Copa Libertadores deste ano por ter ficado em quarto no Campeonato de Primeira Divisão 2016 da Argentina. Ao todo, 30 clubes participaram da competição. A AFA, por meio de sorteio, dividiu as equipes em dois grupos de 15. O time de Mendoza fez grande campanha e terminou em segundo no Grupo 1, atrás do San Lorenzo. Na outra chave, o Lanús ficou na liderança, com o Estudiantes no segundo posto. Na final entre os líderes de cada grupo, o Lanús ergueu o troféu. Na disputa de terceiro lugar, o Estudiantes venceu o Godoy Cruz.
Mercado
Após classificar o time à Libertadores, mas cair de produção na sequência, o técnico Sebastián Méndez resolveu sair. “É muito difícil. Quero voltar um pouco para casa agora, descansar, ficar com meus filhos. Lamento não poder ser o técnico na Libertadores”, disse Méndez, em sua despedida do clube. Lucas Bernardi assumiu o comando. Hoje treinador, Bernardi foi rival do Atlético na Copa Libertadores de 2013, quando defendeu o Newell’s Old Boys, na semifinal daquele torneio.
O principal nome no mercado para reforçar o time é o defensor paraguaio Danilo Ortiz, hoje no Racing. Ele tem 24 anos e já passou por Cerro Porteño, Palermo e pelo próprio Godoy Cruz.
Destaque
O equatoriano Jame Ayov, de 28 anos, é o grande nome do time. Ele é o maior goleador estrangeiro da história do Godoy Cruz. Foi convocado por Reinaldo Rueda e participou da Copa do Mundo de 2014. Em 12 jogos disputados neste Campeonato Argentino, marcou seis gols. Nesta janela, já recebeu sondagens de equipes do exterior.
O clube
Apesar de ser um time antigo, de 1921 (95 anos), o Godoy Cruz tem poucas glórias. O maior título do clube é a Série B de 2005/06. É considerado o maior time de Mendonza, província da Argentina – os outros são Independiente Rivadavia, Gimnasia y Esgrima e Atlético San Martín. Godoy Cruz disputou duas Copas Libertadores: 2011 e 2012. Na estreia na competição internacional, caiu na fase de grupos. A chave contava com LDU, Peñarol e Independiente. Na Libertadores de 2012, também ficou na fase inicial do torneio. O grupo tinha Universidad de Chile, Atlético Nacional e Peñarol.
Estádio
O Godoy Cruz manda seus jogos no estádio Malvinas Argentinas, com capacidade para cerca de 40 mil pessoas. Também pode atuar no Feliciano Gambarte, com 18 mil lugares.
Fonte: Super Esportes