Internacional

Uber admite problema com carro autônomo perto de ciclovias

Interior do carro autônomo da Uber em São Francisco (Foto: Eric Risberg/AP)

Além de estar em "guerra" com autoridades pela falta de permissão específica para testar carros autônomos na Califórnia, o Uber agora enfrenta problemas técnicos nas ruas.

Uma organização que luta por segurança para ciclistas diz ter visto os veículos que dirigem sozinhos cruzarem ciclovias de forma perigosa.
Também há relatos de que os carros da empresa tenham cruzado o sinal vermelho.

Em setembro último, a start-up começou a disponibilizar alguns veículos com a tecnologia que dispensa motoristas aos clientes do aplicativo, em Pittsburgh.

Há duas semanas, ampliou o serviço para São Francisco.

Em ambas as cidades, obrigatoriamente, um motorista permanece sentado no banco da frente, para assumir o controle do carro, em caso de necessidade.

Uma organização local, a Bicycle Coalition afirmou que veículos autônomos do Uber procederam de forma errada ao fazer uma conversão à direita.
Os carros estariam "pulando" um passo fundamental para a segurança dos ciclistas, que é primeiro adentrar à ciclovia, para depois virar (veja no cartaz abaixo).

O que diz o Uber
Chelsea Kohler, porta-voz do Uber, afirmou ao jornal britânico "The Guardian" que a empresa está trabalhando para resolver a falha. E que, enquanto isso não acontece, recomendou que os motoristas que estão nos carros assumam o controle nessas situações, para evitar qualquer risco aos ciclistas.

Sinal vermelho
Há relatos de que carros autônomos do Uber tenham cometido infrações de trânsito como cruzar o sinal vermelho, não parar quando a sinalização obriga isso e fazer conversões de forma perigosa.

Um vídeo no YouTube mostra um Volvo XC90, modelo que o Uber usa para tecnologia autônoma em São Francisco, ignorando o sinal fechado.

Briga com governo
O Uber também tem sido pressionado por autoridades da Califórnia por terem colocado os carros autônomos nas ruas sem permissão específica, como têm a Alphabet, dona do Google, além de Tesla, Volkswagen, Mercedes-Benz, Nissan e as fabricantes de peças Bosch e Delphi.

A empresa diz que não precisaria tirar o alvará porque seus carros não rodam sozinhos -o que seria ilegal, na verdade. Em todos os veículos há duas pessoas da empresa: um motorista e um engenheiro, que monitora os dados.

Fonte: G1

Redação

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Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

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