Vanderson Candido de Albues, 39 anos, foi preso por tráfico de drogas no Bairro Novo Terceiro, em Cuiabá (MT), na noite desta terça-feira (20). O suspeito já cumpria pena por violência doméstica em regime semiaberto com o uso de tornozeleira eletrônica do sistema prisional.
O homem foi abordado em uma mercearia do bairro por uma equipe da Força Tática, do 4º Batalhão de Polícia Militar (4ºBPM). O suspeito vinha sendo monitorado pela Agência Regional de Inteligência (ARI), também do 4º BPM. Nada de irregular foi encontrado inicialmente, porém, os indícios de tráfico de drogas foram encontrados em sua residência.
Na casa do suspeito foram localizados um ‘tijolo’ grande de maconha, balança de precisão e R$ 36,00 em dinheiro. De acordo com o Boletim de Ocorrências (B.O.), ‘Vandinho’ – como é conhecido – possui duas passagens pela justiça por violência doméstica.
Ele foi encaminhado para o Centro Integrado de Segurança e Cidadania (Cisc) do Bairro Planalto. Agora a pena de Vaguinho deve ser regredida para o regime fechado com o tempo de detenção recalculado, somando com o que ainda faltava a ser cumprido.
Reincidência
De 10% a 20% dos criminosos que cumpre pena com uso de tornozeleira eletrônica reincidem na criminalidade. Os dados são da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) e do juiz da Vara de Execução Penal, Geraldo Fidélis.
Veja os detalhes na matéria: Tornolezeiras não impedem reincidência