Política

TCE pede intervenção do Estado em Santo Antônio de Leverger

Foto Reprodução

Depois de pedir intervenção do Governo do Estado no município de Chapada dos Guimarães (66 km de Cuiabá), o Pleno do Tribunal de Contas do Estado (TCE) decidiu pedir para que o governador Pedro Taques (PSDB) intervenha no município de Santo Antônio do Leverger (34 km da Capital). O objetivo é apurar os atos de governo do exercício financeiro de 2015.

O motivo do pedido de intervenção, segundo o conselheiro Valter Albano, é que o atual gestor e seu antecessor não prestaram contas dos recursos públicos relativos ao exercício de 2015. O colegiado acolheu por unanimidade o voto de Albano, emitindo também parecer negativo sobre as referidas contas.

O atual prefeito Valdir Pereira de Castro Filho (PSD), que foi reeleito para a próxima gestão, e o ex-prefeito Valdir Ribeiro (PT), que ficou no cargo até o dia 30 de setembro de 2016 encaminharam ao TCE-MT apenas as informações relativas à carga inicial e aos informes de janeiro e fevereiro, sendo que o prazo final para a prestação total das contas foi no dia 16 de abril de 2015.

O TCE identificou 12 irregularidades de natureza grave nas contas do município. Entre elas a não aplicação dos percentuais mínimos constitucionais na manutenção e desenvolvimento do ensino e nas ações e serviços de saúde. Além da não destinação de no mínimo 60% dos recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) na remuneração dos profissionais do magistério.

O órgão de controle ainda aponta, dentre as irregularidades, gastos com pessoal do Poder Executivo acima dos limites estabelecidos pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e a ocorrência de déficit de execução orçamentária. As mesmas não puderam ser apreciadas, diante da ausência de documentos e informações, ou mesmo esclarecimentos por parte da gestão.

Veja mais

Governador decreta intervenção na Prefeitura de Chapada dos Guimarães

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Política

Lista de 164 entidades impedidas de assinar convênios com o governo

Incluídas no Cadastro de Entidades Privadas sem Fins Lucrativos Impedidas (Cepim), elas estão proibidas de assinar novos convênios ou termos
Política

PSDB gasta R$ 250 mil em sistema para votação

O esquema –com dados criptografados, senhas de segurança e núcleos de apoio técnico com 12 agentes espalhados pelas quatro regiões