A ONG Moral (Movimento Organizado Pela Moralidade Pública e Cidadania) entrou com uma representação na Câmara dos Vereados de Cuiabá para que seja instaurado um processo disciplinar contra o vereador Chico 2000 (PR). A representação foi enviada para o presidente da Casa Haroldo Kuzai (SDD) nesta segunda-feira (12).
Segundo a ONG Moral, pelo artigo 19 do Código de Ética da Câmara Municipal de Cuiabá, é permito instaurar Processo Disciplinar havendo conduta que atente contra o decoro. O plenário tem o dever de declarar a perda do mandato a pedido do Excelentíssimo Presidente da Câmara.
“Agir com decoro parlamentar é ter uma conduta impecável com padrões éticos proporcionais a dignidade da função que exerce como representante de um povo dita CELSO BASTOS7. 14. Assim a Câmara Municipal de Cuiabá deve ser a juíza daqueles que possuem ou não decoro o suficiente para exercer os poderes inerentes a atividade parlamentar, devendo punir com a cassação aqueles que em suas ações e falas dentro da Casa demonstrem serem incompatíveis com a dignidade do parlamento”, trecho do artigo 19.
A ONG pede que a Câmara solicite ao Delegado Eduardo Botelho uma cópia do inquérito policial, para que a Comissão de Ética formule um projeto de resolução para a perda do mandato do vereador Chico 2000. “O projeto deve ser apreciado pelo Plenário e se aprovado por maioria absoluta seja declarada a perda do mandato”, traz trecho da representação requerida pela ONG.
O presidente da Comissão de Ética da Câmara de Cuiabá, vereador Toninho de Souza (PSD), disse nesta sexta-feira (9) que um procedimento de investigação contra o vereador Chico 2000 (PR) deverá ser aberto. Segundo ele, a comissão aguarda o protocolamento de uma representação de cassação do mandato de Chico 2000 para dar início à análise.
Entretanto, é improvável que haja resultado ainda neste ano e pela atual legislatura, visto que o recesso da Câmara começa no dia 15 de dezembro. Na mesma data, encerram as atividades na Casa dos vereadores não reeleitos.
Leia mais
Comissão de Ética pode abrir investigação contra Chico 2000 na próxima semana