Fotos: Ocupa UFMT
Um grupo de manifestantes realizou um protesto enfrente a entrada principal do campus da Univerdade Federal de Mato Grosso (UFMT), em Cuiabá (MT), por volta das 6h da manhã desta terça-feira (13), contra a reforma previdenciária prevista na Proposta de Emenda Constitucional (PEC 55).
A matéria, que estará em votação logo mais no Senado Federal, em Brasília (DF), foi proposta pelo presidente Michel Temer e prevê alteração das atuais regras de aposentadoria.
Os manifestantes fizeram uma barricada e ateraram fogo em pneus, interditando a Avenida Fernando Correa. O protesto contou com a participação de alunos e professores.
Em um grupo no Facebook, o evento foi criado como “Ato público em repúdio a PEC 55”, onde os manifestantes afirmam que estão na rua contra a precarização e afirmam que não irão aceitar “a retirada de direitos imposta por esse governo golpista”.
Já em uma página dos docentes da UFMT, eles entendem a manifestação como um “instrumento de luta nesse momento em que diversos direitos estão ameaçados”.
O Corpo de Bombeiros foi até o local para conter as chamas. O trânsito ficou parado por algum tempo e liberado após a ação dos bombeiros.