A crise financeira do estado do Rio de Janeiro também está trazendo consequências para os funcionários do Palácio Guanabara, sede do governo estadual, em Laranjeiras, na Zona Sul do Rio. Nesta segunda-feira (12), funcionários que trabalham no local sofreram com o forte calor em algumas salas, já que, segundo eles, o sistema de ar-condicionado não estaria funcionando regularmente.
A assessoria de imprensa do Governo disse que o ar-condicionado central do Palácio Guanabara funciona normalmente, mas que a o forte calor fez com que a sensação térmica do ambiente ficasse mais alta. Por isso, segundo funcionários, alguns setores chegaram a liberar parte da equipe mais cedo.
O Governo informou que técnicos da Superintendência de Engenharia e Manutenção da Casa Civil (Supem) já trabalham para melhorar o rendimento do equipamento. E lembrou que não possui contrato de manutenção com nenhuma empresa.
Depois de um domingo (11) com sensação térmica perto de 50°C, a segunda não começou muito diferente no Rio. Às 9h45, a sensação térmica chegou a 45,5°C na Barra da Tijuca, segundo o Alerta Rio. A maior temperatura foi de 33,7°C, também na Barra.
O Palácio Guanabara é tombado pelo Instituto Nacional de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e foi residência da Princesa Isabel e do Conde D’Eu durante o Império. A partir da República, foi transferido para o patrimônio da União.
Fonte: G1