Quatro mandados de busca e apreensão com objetivo de desarticular uma associação criminosa de fraude e corrupção envolvendo servidores públicos do Ciretran e despachantes de veículos foram cumpridos pela Polícia Judiciária Civil em Nova Xavantina (645 km a leste de Cuiabá).
Entre os alvos da investigação estão, M. N. P. A., proprietário da empresa Columbia Despachante, seu filho e funcionário, J. M. S. A. e o funcionário do Ciretran de Nova Xavantina, N. G. M. B., além de um servidor público do Ciretran de Novo São Joaquim.
As investigações contra a quadrilha acusada de crimes contra a administração pública começaram há cinco meses. Segundo as informações levantadas pela Polícia, a organização criminosa está envolvida em crimes de falsificação de documentos, falsidade ideológica, estelionato, cobranças indevidas, corrupção ativa e corrupção passiva.
Nas buscas, realizadas na casa e na empresa do despachante e nas residências dos servidores públicos foram apreendidos documentos, lacres de uso exclusivo do Ciretran, e uma arma de fogo.
De acordo com o delegado, Sidarta Vidigal de Almeida, entre as ações cometidas pelo grupo está o licenciamento de veículos em nome de pessoas falecidas. “Com base nas investigações conseguimos fechar o estabelecimento do suspeito e o afastamento dos dois funcionários do Ciretran, acusados de integrar a quadrilha”, destacou.