Com aproximadamente 38 quilos de pasta base de cocaína, Paulo Roberto Correa Reis, de 31 anos, foi preso na tarde desta quinta-feira (08), no município de Cotriguaçu (960 km a noroeste da Capital-MT), durante ação integrada da Polícia Judiciária Civil e Polícia Militar da cidade.
Natural da cidade de Bragança (PA), ele foi preso em flagrante quando foi interceptado na travessia de uma balsa. Ao fazer a vistoria no carro, a polícia encontrou a droga em tabletes no teto do veículo, que vinha do país vizinho, Bolívia.
Segundo o boletim de ocorrências, a busca foi iniciada após a denúncia de que um Pajero TR4 de cor vermelha, que um motorista aparentando nervosismo e apreensivo teria passado por uma oficina no município de Colniza (1.065 km a noroeste) perguntando sobre a melhor rota para a cidade de Alta Floresta (803 km ao Norte), e se tinha barreiras policiais pela estrada.
Com base nas informações, os policiais se deslocaram até a balsa do Rio Juruena, no entanto a embarcação havia saído do local a cerca de 15 minutos.Utilizando um barco motor, as equipes foram em direção à balsa, por conta de pedras no local a balsa não pôde parar, mas os policiais conseguiram adentrar na embarcação.
Durante a abordagem o condutor estava nervoso e começou a contar historia desconexas. Ao ser realizada busca veicular foi verificado que o forro do teto da Pajero havia sido modificado.
Diante dos fatos, o veículo e o suspeito foram conduzidos à Delegacia de Polícia de Cotriguaçu. Questionado, Paulo Roberto disse trabalhar como vendedor ambulante, e mostrou 32 camisetas e 16 redes que iria comercializar, na tentativa de ludibriar e passar despercebido.
Na vistoria minuciosa foi encontrado um fundo falso feito de zinco, entre o forro e o teto da Pajero, onde havia 23 tabletes de substância análoga a pasta base de cocaína com cerca de 25 quilos no total, e mais 12 tabletes de cocaína pesando tudo aproximadamente 13 quilos da droga.
Após o flagrante, Paulo Roberto foi autuado pelo crime de tráfico internacional de drogas, uma vez que ao sair da Bolívia, o entorpecente passou pelos municípios de Costa Marques, Machadinho, Guata, Guariba, Colniza, e posteriormente Cotriguaçu.
O traficante ia para Alta Floresta, e trafegando pelas estradas vicinais chegaria a cidade de Itaituba (PA). A droga foi encontrada em balões e carretel, que são meios usados preferencialmente pelos traficantes da Bolívia.
Em poder de do preso foi apreendido dois aparelhos celulares e a quantia de mais de R$ 3 mil em dinheiro. Ele foi autuado pelo crime de tráfico internacional de drogas. Na ação um veículo também foi apreendido.