Os pais e estudantes da Escola Estadual 31 de Março, no município de Canarana (470 km de Cuiabá), realizaram na manhã desta sexta-feira (09.12) a ocupação da escola. A medida cobra do Governo e das autoridades compromisso com os 700 estudantes e profissionais da unidade, que sofrem diariamente pela falta de condições estruturais do prédio.
“Lutam pela garantia da integridade física dos estudantes e dos profissionais”, esclarece a presidente da subsede e diretora regional do Sintep/MT, Maira Pertelle.
O edifício já avaliado e condenado pelos engenheiros do CREA por falta de condições de funcionamento, mas continua sem projeto de reforma ou outra alternativa por parte do Governo. “O descaso das autoridades tem colocado em risco a segurança da comunidade escolar e prejudicado seriamente o aprendizado dos estudantes”, explica Maira.
A decisão dos pais foi definida após o insucesso de inúmeros protocolos, reuniões com autoridades e Promotoria, sem nunca obter resposta. Está é a terceira mobilização dos pais e responsáveis pelos estudantes este mês. Após a forte chuva do dia 21 novembro que inundou a escola, os estudantes já fizeram passeata e protesto em frente à Assessoria Pedagógica, mas ainda não foram ouvidos.
(Com Assessoria)