Cidades

Sete Centros de Atendimento Empresarial são entregues no interior

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec-MT) inaugura mais sete Centros de Atendimento Empresarial (CAEs) até o dia 17 deste mês.  Outros quatro devem ser entregues no início de 2017.

Nesta sexta-feira (09) será inaugurado o CAE no município de Nova Marilândia. Na sequência, os municípios de Pedra Preta e Itiquira terão os CAEs a partir do dia 12.

Dando continuidade, no dia 14 deste mês, às 9h, será inaugurado o de Santo Antônio de Leverger. E nos dias 15, 16 e 17 será a vez dos municípios de Juína, Brasnorte e São José do Rio Claro, respectivamente.

“As ações precisam chegar ao interior e o CAE, que é um órgão do Estado nos municípios, possibilita que isso aconteça. O objetivo é atingir todos os mato-grossenses. O foco do atendimento disponibilizado pelo CAE é o Microempreendedor Individual, ou seja, o micro e pequeno empresário. É o Estado agindo em benefício de quem mais precisa”, ressaltou o secretário adjunto de Empreendedorismo da Sedec, Leopoldo Mendonça.

Os serviços ofertados pelos Centros de Atendimento Empresarial estão em fase de ampliação, uma vez que se trata de um instrumento de desenvolvimento econômico. “O CAE, por meio dos atendentes, passa a ser um articulador da economia no município, indo atrás da regularização do empreendedor e, dessa forma, abrindo perspectiva de mercado para esse trabalhador, que formalizado, pode vender para o Governo”, frisou Leopoldo.

O CAE oferta serviços como a formalização do Microempreendedor Individual (MEI), sendo possível a abertura, alteração e baixa empresarial; orientações sobre alvarás de funcionamento e compras governamentais; emissão de certidões municipais, estaduais e federais, oferta de microcrédito ao MEI; capacitações em parceria com o Sebrae, Senac, Senai e Senar, além de esclarecer dúvidas que sejam de interesse do empreendedor local.

Dos seis CAEs que restam para serem inaugurados, dois serão contemplados até o fim de deste mês, o de Várzea Grande e o de Nossa Senhora do Livramento. Os demais ficarão para 2017, ou seja, de Lucas do Rio Verde, Castanheira, Alto Araguaia e Dom Aquino.

Foram inaugurados os CAEs em Curvelândia, Vila Bela da Santíssima Trindade, Ipiranga do Norte e Sinop, na primeira semana desse mês. 

Todos contam com parceria da prefeitura municipal, que disponibiliza a estrutura física. Em Curvelândia, por exemplo, o espaço cedido pelo município fica no Centro de Referência e Assistência Social (Cras).

O de Vila Bela está situado na antiga agência do Banco do Brasil. Em Ipiranga do Norte, a prefeitura disponibilizou um espaço dentro do Poupa Tempo e, em Sinop, o CAE funciona na Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL).

Assessoria

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.