A empresa HCS Táxi Aéreo (Helicopter Charter Service do Brasil), proprietária do helicóptero Robinson 44 que caiu no domingo (4) com uma noiva a caminho do altar em São Lourenço da Serra, na Grande São Paulo, divulgou nota à imprensa nesta quarta-feira (7) afirmando que a manutenção da aeronave estava em dia creditando como uma das causas preliminares da queda a mudança de tempo após a decolagem em um hangar em Osasco.
"Até o momento não se pode ter as causas exatas deste terrível acidente, mas que tudo indica (ab initio) até o presente momento que houve uma mudança de tempo após o começo da viagem, a qual pode ter sido o fator determinante para a queda da aeronave", afirmou a empresa, proprietária do helicóptero prefixo PR-TUN.
Quando caiu, o helicóptero levava a noiva Rosemeire Nascimento Silva, o irmão dela, Silvano Nascimento da Silva, o piloto Jefferson Pinheiro e a fotógrafa Nayla Cristina Neves Lousada. O helicóptero Robinson 44 estava a caminho de uma chácara onde a festa de casamento seria realizada.
A empresa lamentou a queda da aeronave e afirmou que "a manutenção e documentação da aeronave encontram-se totalmente regular".
Só uso privado
Segundo a HCS, o helicóptero, que tinha autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) apenas para atuar no transporte aéreo privado e uso particular, e não para transporte público de pessoas como o que foi realizado, foi apenas cedido à empresa "Voenext", que fechou o contrato de fretamento com a noita para levá-la a cerimônia.
"Como a aeronave estava registrada para serviço aéreo privado, ela não poderia ser utilizada para taxi-aéreo, nem para eventos ou qualquer transporte remunerado. Entretanto, a informação de que a aeronave tenha sido utilizada para esses fins está sob apuração da Agência", disse a Anac.
A Anac informou ao G1 que a Voenext não possui registro na agência. O representante comercial da empresa Voe Next, Rodrigo Braga, explicou que a empresa é uma agência de viagens que intermediou a venda do voo e não tem responsabilidade sobre o helicóptero que caiu.
A Anac está verificando se a empresa precisaria ou não de outorga ou registro para o trabalho que realiza.
"O piloto da aeronave era freelancer da presente empresa (HCS), mas, vale salientar que, a HCS (proprietária do helicóptero) não efetuou esse voo, apenas cedeu esta aeronave para a empresa "VOENEXT", a qual efetuou o contrato com os noivos, por isso não possui informações a respeito das pessoas abordo, salvo o piloto", informaram em nota os advogados da HCS. O piloto Peterson dos Santos Pinheiro Xavier, de 34 anos, foi enterrado em Suzano e possuía licença de piloto comercial de helicóptero desde 2013, e estava com as habilitações válidas e certificado médico também em dia.
Irregularidades
A Anac apura a possível situação irregular da aeronave em táxi aéreo no momento da tragédia e, caso sejam constatadas irregularidades, haverá a aplicação de medidas de punição.
O helicóptero já tinha feito outro serviço de transporte de passageiros na manhã do dia do acidente, participando de um evento com a chegada do Papai Noel à sede social do Esporte Clube Santo André, no ABC paulista.
Falha humana e mau tempo
O delegado Albano Fernandes, que coordena todas as delegacias da Polícia Civil na Grande São Paulo, acredita que as causas da queda foram falha humana e péssimas condições de visibilidade.
Segundo o delegado, algumas testemunhas relataram que a aeronave ficou "presa" nas nuvens baixas, sem conseguir sair do lugar. A Polícia Civil espera os laudos do Instituto Médico Legal (IML), da perícia da aeronave e da Aeronáutica para concluir a investigação.
Já o major Caio Batalha, investigador do Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa 4), que investiga o acidente, afirmou que as copas das árvores do local onde o helicóptero Robinson 44 caiu estão quebradas, o que indicaria que as hélices da aeronave colidiram com as árvores.
"Eu não posso afirmar que caiu por causa disso, todos os fatores contribuintes serão analisados mas a copa das árvores estão quebradas. Pode ser que as copas se quebraram como causa ou cconsequência da queda. Ou as hélices se bateram e caiu ou se chocou por causa da queda. Tiramos fotos e vou analisar", afirmou o oficial.
Fonte: G1