Nacional

Estilista do Congo faz sucesso com roupas de papel

Cansado de gastar dinheiro com roupas de grifes conhecidas, Mbengi resolveu criar seu próprio estilo, usando embalagens de amendoim e jornais velhos.

"O papel é tão importante. Até mesmo dinheiro é impresso em papel", disse ele à BBC.

"Percebi que estava enchendo o bolso deles (estilistas), mas uma noite eu sonhei que estava vestido com roupas de papel. Quando acordei, comecei a fazê-las para mim", disse.

Mbengi ficou tão famoso que suas criações foram exibidas em Paris, em 2012, e na Kinshasa Fashion Week, em 2013. "Consigo entrar em eventos da classe alta e as pessoas gostam do meu estilo", disse.

Uma de suas maiores inspirações é a SAPE (Sociedade de Ambientadores e de Pessoas Elegantes), um movimento cultural que se popularizou no país a partir dos anos 1960.

O movimento começou nas capitais do Congo e da República Democrática do Congo – Brazzaville e Kinshasa, respectivamente – logo depois da independência dos países vizinhos, nos anos.

Os "sapeurs" cultuam a elegância

"No futuro, quero me tornar um grande artista. Quero treinar outras pessoas e começar minha empresa para fazer roupas de papel", completou Mbengi.

Fonte: BBC Brasil

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Nacional

Comissão indeniza sete mulheres perseguidas pela ditadura

“As mulheres tiveram papel relevante na conquista democrática do país. Foram elas que constituíram os comitês femininos pela anistia, que
Nacional

Jovem do Distrito Federal representa o Brasil em reunião da ONU

Durante o encontro, os embaixadores vão trocar informações, experiências e visões sobre a situação do uso de drogas em seus