Três caminhões e uma carga de defensivos agrícolas de origem ilícita foram recuperados pela Polícia Judiciária Civil, na quinta-feira (01.12), em Lucas do Rio Verde (354 km ao Norte). A ação inserida na operação da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) Bairro Seguro, levou à prisão Edson Ernesto Mota, autuado em flagrante pelos crimes de receptação qualificada, uso de documento falso e armazenamento ilegal de agrotóxico.
As investigações iniciaram quando os investigadores da Delegacia de Lucas do Rio Verde receberam denúncia anônima sobre um caminhão que teria sido roubado de uma residência, no bairro Jardim Amazonas. Em diligências no endereço, os policiais encontraram dois caminhões. A proprietária da casa informou terem sidos deixados pelo seu cunhado, Edson.
Com a informação, policiais se deslocaram até a residência do suspeito, que confirmou que os veículos eram de sua propriedade e que poderiam ser roubados, furtados ou “finan”, uma vez que ele pagou R$ 15 mil, por um dos caminhões, e R$ 30 mil pelo outro, valor muito abaixo ao de mercado.
Edson apresentou documentos dos veículos, sendo constatado mediante consulta que eram falsos. Diante do flagrante, os policiais apreenderam os dois caminhões e encaminharam o suspeito para delegacia.
Em continuidade às diligências, uma equipe de investigadores se deslocou até uma chácara de propriedade do detido, localizada às margens do Rio Teles Pires, no município de Sorriso (442 km ao Norte). O local já era investigado há algum tempo pelos policiais civis de Lucas do Rio Verde, pois havia denúncias de que o local era utilizado por Edson para esconder agrotóxicos de origem ilícita.
Logo que chegaram na propriedade rural, os investigadores avistaram outro caminhão, e em checagem no sistema foi possível constatar que era produto de crime. Em conversa com um funcionário da chácara, os policiais descobriram que o caminhão foi deixado no local, há cerca de 2 meses pelo proprietário Edson, e que sempre que vinha a propriedade o suspeito fazia uso do veículo.
Em buscas na chácara, em um dos cômodos da casa, estava armazenado uma grande quantidade de defensivos agrícolas e outros equipamentos, confirmando as denúncias recebidas na delegacia. No local, foram apreendidos 99 galões e 6 caixas de diferentes defensivos agrícolas, totalizando aproximadamente 1,2 mil litros de agrotóxico, além de ferramentas como alicates, motosserras e roçadeira.
Segundo o delegado, Rafael Mendes Scatolon, o suspeito Edson é integrante de uma quadrilha especializada em furtos e roubos de defensivos agrícolas, que age em todo Estado. “Com os flagrantes, Edson foi autuado pelos crimes de receptação simples e qualificada e armazenamento ilegal de agrotóxico”, disse o delegado.
Fonte: PJC-MT