Nacional

Foto de menino brasileiro em protesto contra Trump viraliza na internet

Kaio Pinho, de três anos, participa de protesto contra Donald Trump com o cartaz: 'Se ele construir um muro, eu vou crescer e derrubá-lo' (Foto: Brisa Pinho/ Arquivo Pessoal)

Entre as milhares de pessoas que protestaram no último dia 12 de novembro em Los Angeles contra a vitória de Donald Trump nas eleições americanas, um menino chamou a atenção dos manifestantes e agora sua foto viraliza na internet.

Kaio Pinho, de apenas 3 anos, segurava um cartaz com os dizeres: “Se ele construir um muro, eu vou crescer e derrubá-lo”. Nele, a criança, que tem dupla cidadania, brasileira e americana, assim como sua mãe, Brisa Pinho, se referia a Trump, que durante sua campanha prometeu, entre outras propostas polêmicas, a construção de um muro na fronteira com o México para impedir a entrada de imigrantes no país.

Brisa conta que ao fazer o cartaz pensou em um sentindo mais simbólico. “Foi no sentido de um muro mais psicológico no caso racial e de ódio. A campanha [de Trump] foi muito baseada nisso. Estava criando uma separação aqui, o que existia menos na época do Obama”, diz ao G1. “Foi no sentido de que se ele construir uma muralha de racismo aqui o Kaio vai crescer, sua geração vai crescer, e derrubá-la”, acrescentou.

A mãe, gerente de projetos de 30 anos que mora nos Estados Unidos desde os 9, diz que quase não levou o filho à manifestação. Mas a avó do garoto não pôde ficar com ele no dia, então ela decidiu levá-lo. Kaio aguentou andar cerca de dois quilômetros e chamou a atenção até dos policiais, segundo conta Brisa.

“Ele não entende muito, mas gosta de tudo que é festa. Ficamos mais atrás, porque se ficasse violento eu iria embora, mas foi superpacífico, com famílias com crianças”, diz.

Imagens de Kaio com o cartaz de impacto repercutiram na internet. Uma delas foi feita por uma fotógrafa, Abigail Gorden, que escreveu em sua conta no Flickr: “Hoje fiz uma foto desse pequeno menino em uma marcha para protestar contra Donald Trump. Sua expressão me capturou e foi tanto triste como reconfortante ver esse pequeno menino caminhando independentemente entre adultos. Pensei que valia a pena compartilhar”.

Brisa também fez uma foto do filho sem a intenção de torná-la famosa. “Achei que seria uma foto bonitinha para mostrar para ele quando crescesse”, diz. Ela conta que no dia seguinte foi surpreendida por centenas de comentários e mensagens.

Personalidades como o ator e ativista George Takei e o vice-governador da Califórnia, Gavin Newsom, compartilharam as fotos, e a caixa de mensagens de Brisa lotou. Só o post de Takei teve 3,7 mil compartilhamentos e 9,7 mil curtidas no Twitter. Ela diz que recebeu tanto mensagens de apoio à que o filho transmitiu, como outras de repúdio, ofensas ao filho e até ameaça de estupro, que reportou a uma agência que investiga esse tipo de crime.

Fonte: G1

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Nacional

Comissão indeniza sete mulheres perseguidas pela ditadura

“As mulheres tiveram papel relevante na conquista democrática do país. Foram elas que constituíram os comitês femininos pela anistia, que
Nacional

Jovem do Distrito Federal representa o Brasil em reunião da ONU

Durante o encontro, os embaixadores vão trocar informações, experiências e visões sobre a situação do uso de drogas em seus