Foto Gcom
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), comandada pelo vice-governador Carlos Fávaro, contratou com dispensa de licitação a empresa Tecnomapas Ltda para fornecer sistemas de Cadastramento Ambiental Rural (CAR) com programa de regularização ambiental.
A licitação é da ordem de R$7,103 milhões e foi assinada dia 11 de novembro, com validade de seis meses, ou seja, deve ser finalizado em maio de 2017.
De acordo com o governo, a autonomia do processo de análise irá retomar 109 mil imóveis rurais inscritos no CAR em Mato Grosso e foi aprovada pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (Condes) na manhã desta quinta-feira (10).
O Cadastro interfere diretamente na regularização ambiental da propriedade rural e é fundamental para o licenciamento ambiental. Por isso, impacta diretamente a economia do Estado, avalia o vice-governador e secretário de Meio Ambiente, Carlos Fávaro.
“A precariedade no funcionamento do módulo de análise do CAR causa impacto direto nas atribuições da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e consequentemente no desenvolvimento econômico do estado. Com a retomada da autonomia, tendo Mato Grosso a gestão do sistema, devemos avançar nas políticas públicas ambientais. Esse sistema trará incremento para as ações de fiscalização de combate ao desmatamento ilegal”, observa.