Foto: Rai Reis
A alegria e festividade da população cuiabana ultrapassam as fronteiras dos finais de semana e, neste sentido, os estabelecimentos comerciais não perdem o compasso e seguem o ritmo. O resultado é uma vasta opção de lugares para ir, inclusive nos embalos de segunda-feira à noite.
As programações incluem em seu repertório principalmente bares e restaurantes que buscam atrair o público com música ao vivo para todos os gostos, desde o rock e MPB, passando pelo samba e o sertanejo, prata da casa.
Além de música boa, os estabelecimentos também buscam atrair os boêmios e turistas pelo paladar, oferecendo uma vasta opção de pratos e sabores, que transitam de caldos, comidas de boteco e pratos regionais.
Conhecedora dos acontecimentos que movimentam os corpos na capital que fica no centro a América do Sul, a técnica em eventos Meire Arruda elenca que a movimentação da cidade nas segundas à noite segue uma linha.
“Os eventos das segundas à noite seguem uma linha em Cuiabá, não aumentam e nem diminuem, porque fecha um lugar e abre outro. Nesse dia está carente de ações turísticas no período da noite, vez ou outra tem alguma exposição. O forte mesmo são os bares e restaurantes”.
“Os principais atrativos são as comidas regionais e música ao vivo. A noite cuiabana tem som para todos os gostos e é bem eclético. Há MPB, axé, rock, mas o que prevalece é o sertanejo”, ressalta Meire.
AONDE IR SEGUNDA A NOITE?
CHOPÃO
Praticamente um ícone gastronômico e turístico de Cuiabá, o Chopão é um dos mais tradicionais restaurantes e desde 1974 vem servindo cuiabanos e quem vem de fora com a mais alta gastronomia e valores acessíveis – inclusive nas segundas-feiras.
De acordo com o gerente do estabelecimento, Pedro Carlos, o movimento de segunda é forte e não perde para outros dias da semana.
“Nós preferimos fechar às terças a fechar nas segundas. O movimento é bem maior na segunda porque vem muita gente de fora a negócios ou a turismo, além dos clientes da casa. O movimento de segunda-feira à noite se compara com o de quinta-feira, em volume”.
O Chopão fica na Praça 8 de Abril , nº 44, no Bairro Goiabeiras, Cuiabá, MT.
A CASA DO PARQUE
Localizada na região mais nobre de Cuiabá, a menos de 30 metros do Parque Mãe Bonifácia, a Casa do Parque é um espaço de cultura plural tem como principal objetivo promover a formação de plateias, através de exposições de arte, saraus musicais e demais projetos de cunho cultural gratuito.
O Bistrô é um dos espaços mais disputados e atende no almoço e no jantar com iguarias frescas que podem ser harmonizadas com selecionados rótulos de vinho. Um verdadeiro convite ao prazer e sabor…
A Casa do Parque abre de segunda a domingo e oferece programação musical nas quintas, sextas e sábados… Blues, Jazz, Bossa Nova e Clássicos, com solos, duetos, trios ou quintetos de instrumentos e voz na parte central do bistrô, ao lado do piano de cauda, que já se consagrou como o palco de grandes shows da Casa do Parque.
A Casa do Parque está localizada Rua Marechal Severiano de Queirós, 455 – Duque de Caxias II, Cuiabá – MT. Reservas: (65) 3365-4789
SALOMÉ BAR
A Franquia vinda diretamente de Sorocaba, no estado de São Paulo, pousou em Cuiabá com louvor em 19 de outubro de 2015. Desde então, o Salomé Bar conquistou o público com música boa todos os dias, além de diversos pratos e uma vasta carta de bebidas.
“São mais de 70 tipos de petiscos no rodízio. Então, a pessoa é muito bem servida com o melhor da comida de boteco e cerveja gelada. O rodízio acontece segunda, terça e quarta-feira”, explica o sócio proprietário Erico Yagros Ferreira.
Segundo ele, todos os dias tem música ao vivo no Salomé. Com destaque para a noite de segunda-feira, que toca MPB, pop e rock. “Quinta, sexta e sábado toca sertanejo, porém tem feijoada com samba no almoço de sábado. No domingo à noite é samba”, explica Erico.
O Salomé Bar Cuiabá fica na Rua Senador Vilas Boas, 186, na Praça Popular.
COPO SUJO
O bar também abre na segunda-feira e busca atrair o público com bom atendimento e comida de qualidade. Segundo o proprietário Alan Borges o movimento de segunda é melhor que o de quarta-feira.
“A gente optou por abrir segunda porque é um dia bom, para se ter uma ideia, nosso movimento de segunda está melhor que quarta-feira”.
Na segunda-feira tem rodízio com uma grande variedade de espetos por R$ 22,90. O proprietário ressalta, também, que a cerveja sempre gelada “tipo noiva” é um fator a se destacar.
O Copo Sujo fica na Avenida Governador José Fragelli, 423, no Bairro Jardim Paulista.
MAHALO RESTAURANTE
Tido também como uma referência gastronômica do Brasil e do mundo, o Mahalo Restaurante atrai os turistas e cuiabanos também às segundas-feiras. O nome “Mahalo” é originário do Hawaí. Uma terra onde as pessoas recebem a vida com música, flores e sorrisos de boas vindas, assim como Cuiabá.
Um simples “Mahalo” pode significar gratidão, tranquilidade, boa sorte, paz interior e até benção divina. Dessa maneira, o cliente que chegar ao Mahalo irá saborear peixes, massas, pratos regionais, sobremesas, etc., todos preparados com o requinte e criatividade que só a mais alta gastronomia pode oferecer.
O restaurante fica na Rua Presidente Castelo Branco, 359, Quilombo, Cuiabá-MT.
OUTRAS DICAS
AZEITONA BAR – Rua Senador Vilas Boas, 06, bairro Popular, Cuiabá – Telefone: (65) 3054-1287
BAR DO VILLAS – Av. Carmindo de Campos, 1003 – Jardim Califórnia, Cuiabá – MT, Telefone: (65) 99978-2053
CUPIM BAR – Av. Miguel Sutil, 1641 – Vila Jussara, Cuiabá – MT, Telefone: (65) 3624-0069
DALLAS BAR – R. Jorn. Roberto Jaques Brunini, 345 – Jardim Europa, Cuiabá – MT
DITADO POPULAR – Rua Senador Vilas Boas, 89 – Popular, Cuiabá – MT, Telefone: (65) 4141-3655
HARU ORIENTAL – Rua Senador Vilas Boas, 94 – Bosque, Cuiabá – MT, Telefone: (65) 3027-7171
JARBAS BAR – Rua Des. Alírio Figueiredo, 188 – Dom Aquino, State of Mato Grosso, Telefone: (65) 99969-7973
PIONEIRA BAR – Rod. Palmiro Paes de Barros – Parque Cuiabá, Cuiabá – MT, Telefone: (65) 3358-7010
REPÚBLICA BAR – Rua 24 de Outubro, 416 – Goiabeiras, Cuiabá – MT, Telefone: (65) 3054-1220
SAMBA DA PRAÇA DA MANDIOCA
A Praça da Mandioca, palco excepcional das festividades, agora, também às segundas feiras mais do que nunca. Graças ao projeto ‘Centenário do Samba’, que foi idealizado para comemorar os cem anos do ritmo popular brasileiro trazendo shows nacionais de graça para a população cuiabana.
A cantora Mart’nália se apresentou no primeiro dia do projeto, que contou com uma estimativa de mais de cinco mil pessoas. Pela praça também passaram Nilze Carvalho, Roberta Sá e ainda terá o Monarco da Portela e grupo O Samba, a Bossa e as Novas na segunda-feira, (5) de dezembro.
Segundo os organizadores, as datas foram pensadas de maneira a incluir pessoas que trabalham nos finais de semana a aproveitam a festa. Desta maneira, garçons, músicos e outros profissionais que atuam na noite têm a chance de interagir e aproveitar o evento.
A entrada é gratuita em todas as edições. O projeto é uma iniciativa da agência MIC com apoio da Itaipava. É sempre realizada às segundas-feiras com shows às 19h.