No próximo domingo, às 19h (7h de Brasília – 6h para os estados fora do horário de verão) a Seleção Brasileira Feminina sub-20 fará sua estreia na Copa do Mundo da categoria. Equipe terá seu primeiro confronto na competição diante da dona da casa, a Papua-Nova Guiné. O torneio, que tem início neste dia 13 de novembro, se estende até 3 de dezembro e é o primeiro da FIFA de grandes proporções a ser sediado no país. Além da anfitriã, o Brasil enfrentará a Coreia do Norte e a Suécia em confrontos válidos pela fase de grupos do torneio. Com 16 equipes divididas em quatro grupos, são os dois primeiros colocados de cada que garantem vaga nas quartas de final.
A equipe viajou à Papua Nova Guiné na última sexta-feira, mas realizou o primeiro treino na capital do país somente nesta segunda pela manhã – horário que corresponde à noite de domingo no Brasil. O trabalho do treinador Doriva Bueno em Port Moresby prezou pelas finalizações e defesa, com destaque para as jogadas de contra-ataque. Com isso, trabalhou meias e atacantes. Em seguida, zagueiras, laterais, volantes e as goleiras Carla, Lorena e Stefane. Principal objetivo foi também dar início à adaptação das atletas ao calor local e ao fuso horário do país, que tem 12 horas de diferença com relação ao Brasil.
Para a volante de camisa número 15 Nycoli, ainda que sentida, a diferença climática não será um problema para o grupo. Isso porque, para ela, a equipe vem exercendo uma boa preparação para enfrentar o contratempo. “É bem forte o calor e a gente sentiu. Mas temos uma semana para nos prepararmos então estamos tranquilas quanto a isso. A Mildre (nutricionista) já passou todas as dicas quanto à hidratação e temos tudo à nossa disposição, água e Gatorade”, avaliou.
O grupo
Dentre as convocadas, somente a lateral Julia Bianchi disputou o Mundial Sub-20 de 2014 no Canadá. No entanto, das 21 jogadoras representando o Brasil na competição, 14 integraram o grupo campeão sul-americano em 2015. Fato que é visto pela lateral remanescente como um dos motivos para que a equipe chegue ainda mais bem preparada para o torneio. "A gente conseguiu manter uma base boa. As 14 meninas já vem trabalhando juntas há muito tempo. Tivemos bastantes experiências positivas e também passamos por algumas dificuldades no Sul-Americano, e tudo serviu de aprendizado para melhorarmos", analisou.
Nova auxiliar técnica
A Seleção Sub-20, ainda, chega ao torneio com um reforço de peso em sua comissão técnica. Isso porque a ex-jogadora Daniela Alves é a nova auxiliar técnica da equipe. Vestindo a camisa do Brasil, foram três Olimpíadas em disputa, com duas conquistadas – Atenas 2004 e Pequim 2008 -, além da conquista do ouro nos jogos Pan-Americanos do Rio, em 2007. Defendeu a Seleção por 11 anos, integrando o grupo, inclusive, nas Copas do Mundo de 2003 e 2007.
Para o técnico Doriva Bueno, a integração de Daniela à equipe é determinante nesse sentido. Para ele, a experiência da ex-atleta com a Seleção é um ponto positivo dentro do grupo. “É uma pessoa muito proativa, quer ajudar, está sempre disposta a fazer o melhor. Além dessa disposição que ela tem no dia a dia para o trabalho, é uma pessoa que tem a experiência de ter passado pela Seleção, tem ajudado muito nos trabalhos com as meninas e eu tenho a certeza que veio e encaixou direitinho no nosso perfil”, avaliou.
A classificação
Para o mundial, classificam-se um total de 16 seleções. Sendo a nação anfitriã (Papua-Nova Guiné) com vaga garantida automaticamente. As demais 15 advieram de torneios continentais realizados pelas seis confederações associadas à FIFA. Pela CONMEBOL, foram somente duas vagas. Portanto, Brasil e Venezuela disputam o torneio, ambas equipes classificadas por meio da Copa Sul-Americana Sub-20 de 2015 – edição na qual a Seleção Brasileira sagrou-se campeã.
Confrontos
Papua-Nova Guiné
13 novembro (domingo), às 19h (7h de Brasília)
Estádio Sir John Guise, Port Moresby
Coreia do Norte
16 de novembro (quarta), às 16h (4h de Brasília)
Estádio Sir John Guise, Port Moresby
Suécia
20 de novembro (domingo), às 19h (7h de Brasília)
PNG Football Stadium, Port Moresby
Fonte: Super Esportes