Revelação brasileira nas artes marciais mistas, Matheus Nicolau foi retirado do card do UF em São Paulo por suspeita de doping. O mineiro de 23 anos foi suspenso de forma preventiva por possível violação das normas USADA, agência responsável pelo sistema antidopagem no Ultimate Fighting Championship, apontada em exame realizado no dia 13 de outubro.
Atual 11º colocado do ranking do peso mosca, Matheus Nicolau vem de duas vitórias seguidas no UFC, a última contra o ex-desafiante a categoria, John Moraga, em julho. O lutador de Belo Horizonte enfrentaria o japonês Yuta Sasaki no evento em São Paulo, marcado para 19 de novembro, no Ibirapuera. O jovem atleta, que recentemente se mudou para os Estados Unidos, onde treinará na mesma academia de Jon Jones, em Albuquerque, tem bom cartel de 12 vitórias, um empate e apenas uma derrota.
Em comunicado divulgado nas redes sociais, Nicolau demonstrou surpresa com o resultado do exame e negou o uso de qualquer substância ilícita. Ele aguarda a contraprova do exame para provar a inocência no caso.
Confira a nota de Matheus Nicolau
Assim como vocês, fui surpreendido na noite de ontem com a notificação da USADA sobre uma potencial violação minha ao programa antidoping. Eu nunca tomei a substância alegada no exame e, até ontem, sequer sabia de sua existência. Cooperei com a comissão antidrogas com o maior prazer, desde a minha entrada no UFC até hoje, realizando, no último controle, inclusive, exames de urina e sangue.
Em momento algum, fui negligente ou imprudente neste caso ou em minha trajetória. Agora, meu objetivo imediato é tomar todas as medidas necessárias para descobrir o que aconteceu e comprovar a minha retidão. Novamente, reitero o meu espanto com o resultado do exame, pois nunca, em oito anos de carreira, fiz uso de substâncias ilícitas para aumento de desempenho.
Sempre disse que treino, luto, vivo e me alimento como um campeão. E sei que um campeão joga limpo e vence dentro das regras. Por isso, jamais colocaria meus colegas de profissão, minha equipe e reputação em risco.
Certo de que a verdade prevalecerá num futuro próximo,
Fonte: Super Esportes