O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016, começa neste sábado (5), às 12h (horário local) e continua no domingo (6). Os candidatos inscritos no exame terão um total de dez horas de provas, em dois dias, para conseguir responder as 45 questões de múltipla escolha das quatro provas objetivas e uma redação.
Em Cuiabá 47.015 estudantes irão tentar uma vaga em uma instituição de ensino superior por meio do exame. No Estado, mais 163 mil candidatos se inscreveram. A estudante Thayná Brito,19 anos, vai prestar o exame para conseguir uma vaga no curso de medicina na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Durante o ano todo ela se preparou para a prova.
“Eu estudei o ano todo. Eu venho até o colégio estudo, volto para casa e estudo. Eu não saí durante este ano todo para poder chegar preparada para a prova”, contou ao Circuito Mato Grosso.
Ela veio de Rondonópolis e esta fazendo cursinho pré-vestibular na Escola do Farina. “Hoje e amanhã eu só vou relaxar, estudei o ano inteiro para isso e estou confiante. Não tem mais nada que posso fazer a não ser relaxar”.
O estudante Jefferson Matheus Dutra, veio de Juína para Cuiabá e está no seu segundo ano no cursinho também na Escola do Farina. Ele conta saiu de casa no máximo três vezes, pois a rotina de estudos consumiu todo o seu tempo. “Eu me dediquei muito. Minha grande dificuldade é a redação, então além de estudar de manhã, ficar aqui durante a tarde e estudar em casa até às 22h, eu ainda fiz alguns cursos por fora para treinar e conseguir fazer uma boa redação”.
O foco do Jefferson é o Enem, ele assim como Thayná, pretende ingressar na faculdade de Medicina na UFMT. “Eu estou confiante de que vou me sair muito bem e vou conseguir”, afirmou.
Como não há tempo suficiente para aprender conteúdos novos e nem revisar tudo o que já foi aprendido em um dia só, o indicado é usar esta sexta-feira (4) e o sábado para tentar se distrair e descansar o corpo e o cérebro.
Dicas
O professor Gabriel Maia contou que a dica que dá para seus alunos é que relaxem mesmo. Segundo ele, pegar um cinema, sair com a família e amigos para um local tranquilo para comer algo é uma forma de afastar os pensamentos da prova e estar relaxado para dois dias de prova.
“É preciso se desligar hoje e amanhã, pois durante os dois dias toda a sua energia será consumida pelas questões e a redação e você precisa estar desancado. Outra dica que dou é que os alunos não confiram no sábado os gabaritos da primeira prova. Isso atrapalha o desempenho dele no segundo dia”, explica. Segundo ele quando verificamos os gabaritos ficamos pensando nas questões que erramos e poderíamos ter acertado e isso acaba deixando a pessoa desanimada.
240 mil alunos tiveram prova adiada
Mais de 600 estudantes deixarão de fazer o Enem no Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) campus Rondonópolis neste fim de semana, 5 e 6 de novembro. Isto porque, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) avaliou como inseguro a realização da prova do local recém-desocupado por estudantes.
Desde o dia 20 de outubro, aproximadamente 130 estudantes ocupam o prédio do IFMT em protesto a PEC 241 e a reforma do ensino médio, e outras políticas. Contudo, na manhã de quinta-feira (3) os alunos deixaram o local para que fossem realizadas as provas.
“Uma amiga minha ia prestar exame lá no IFMT de Rondonópolis, mas devido a ocupação a prova dela foi adiada. Ela disse que entendia a luta dos estudantes, mas ela chorou muito, pois nós todos nos preparamos durante o ano todo. Nós seguimos um cronograma e ai de repente tudo mudou para ela e isso deixou todos nós bem tristes”, contou Thayná.
O professor Sidney Farina, explicou que a Escola teve essa preocupação após o procurador da República no Ceará, Oscar Costa Filho, pedir nesta quarta-feira (2) a suspensão do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). “A gente fica apreensivo, mas em nenhum momento deixamos isso transparecer aos alunos, pois é nossa obrigação mantê-los tranquilos e confiantes de que para tudo tem solução”.
O ministério da Educação (MEC) divulgou uma nova lista atualizada dos locais de prova afetados pelo adiamento do Enem. A nova lista tem a inclusão de 53 escolas e outras 10 que constavam na primeira lista foram retiradas. Agora, 240,3 mil participantes que tinham previsão de fazer as provas em 364 escolas ocupadas terão que fazer o teste em 3 e 4 de dezembro.
Ao todo serão 18 estados e Distrito Federal com participantes afetados pelo adiamento. Não serão afetados: Acre, Amazonas, Amapá, Ceará, Rondônia, Roraima, Santa Catarina e São Paulo. O Enem ocorre normalmente neste fim de semana (5 e 6 de novembro) para 8,386 milhões de participantes. Ao todo, o exame tem 8.627.248 inscritos. Reklama: Vadovų ir darbuotojų paieška, personalo atranka bei mokymai Primum Esse
Os estudantes afetados pelo adiamento parcial estão sendo informados pelo governo federal por SMS – as mensagens estão sendo enviadas para o telefone celular indicado no formulário de inscrição. Para checar o status do seu local de prova, é possível também acessar o cartão de confirmação, no site enem.inep.gov.br/participante.