O candidato a prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (PMDB), disse, ao votar na manhã deste domingo (30), que a campanha realizada por Wilson Santos (PSDB), também concorrente ao cargo, ultrapassou “todos os níveis éticos” devido a denúncias de supostos crimes cometidos por ele. Questionado sobre a relação com tucano após processo eleitoral, reconhecida como amizade, Pinheiro disse que ficarão cicatrizes.
“Quando realiza uma campanha desse nível com ataques à família e amigos, sem ter nenhuma prova do que está sendo criticado, isso ultrapassa todos os níveis do bom senso e da ética. Certamente ficarão cicatrizes após o processo eleitoral. Não vejo a possibilidade de pedi perdão. Não vejo isso”, disse.
Ontem, os ataques entre os candidatos atingiu seu ápice com denúncias de compra de votos na campanha de primeiro e segundo turnos à Prefeitura de Cuiabá. Ambos convocaram coletiva de imprensa para apresentar documentos que comprovariam os crimes cometidos por seu adversário. Pinheiro se baseou em ação civil protocolada pelo Ministério Público Eleitoral (MPE) contra Santos que aponta cooptação de líderes em bairros para angariar votos. O tucano, por sua vez, disse ter provas que mostrariam a compra de 50 mil votos por Emanuel Pinheiro no primeiro turno.
Na sexta-feira (28), os concorrentes já haviam utilizado o último programa de debate realizado pela TVCA, filiada à Rede Globo, para fazer ataques entre si.
Em entrevista na porta de seu colégio eleitoral, em Cuiabá, Pinheiro voltou a sugerir problemas mentais de Wilson Santos por ataques realizados contra ele durante as campanhas. “Isso é um problema para a psiquiatria”, disse ele ao ser questionado sobre as denúncias divulgadas pelo tucano.
Quanto às denúncias de Emanuel Pinheiro, Santos disse que comentará as acusações após encerrado o horário de votação, às 17h.