Com Raul Bradock
Após 42 dias no Instituto Médico Legal (IML), o corpo do motorista Olívio Backs, que morreu carbonizado num acidente ocorrido dia 15 de setembro deste entre Sorriso e Lucas do Rio Verde (412 e 360km de Cuiabá, respectivamente), ainda se encontra a espera de exames para ser liberado. Segundo a instituição, as amostras foram encaminhadas para Goiás para a realização do exame de identificação através do DNA, que não foi feito por falta de um reagente.
A família que aguarda a liberação do corpo para ser sepultado, conforme o advogado Luiz Alfredo da Cunha Bernardo, amigo da família, estão desesperados com a demora. "Estão todos desesperados a espera da liberação do corpo. Os familiares estão em Cuiabá desde o ocorrido”, relatou Luiz.
Para resolver essa questão, amostras foram encaminhadas para a Polícia Técnica de Goiás (Politec). A assessoria informou que o translado partiu da parceria da Rede Integrada de Bancos de Perfis Genéticos (RIBPG), uma rede de cooperação que oferece respaldo aos órgão que necessitam de auxílios tanto com a falta de equipamentos, quanto de produtos.
De acordo com o IML, o perito responsável que acompanha as amostras estará de volta no dia 1º de novembro e só então ele irá analisar se será possível recolher algum resultado do material. Caso contrário, será retirada uma nova amostra para uma nova análise.
Outra solução encontrada para “solucionar” a falta do produto no Estado, e proceder com o trabalho da pericia, foi a realização de um empréstimo de reagente no estado vizinho, em Tocantins. “Nós solicitamos um empréstimo de reagentes para ao banco de refis do Tocantins, através da rede de cooperação, enquanto não chegam o nosso pedido”, explica a assessoria.
Anteriormente a assessoria tinha informado que a compra do reagente estava em andamento e seria concluída entre 15 e 20 dias. A compra foi realizada, no entanto ainda não foi entregue. Ao Circuito Mato Grosso, o IML havia informado em nota que a falta dos reagentes se deu em razão de um processo de compra que foi apenas parcialmente alcançado. Dos 13 lotes lançados, 7 foram desertos ou não atingiram o preço.
Leia mais
Corpo está há 20 dias no IML por falta de reagente para DNA; família faz vaquinha