Nacional

Maggi participa de congresso mundial sobre vinho em Bento Gonçalves

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, participou, nesta segunda-feira, 24, da abertura do 39° Congresso Mundial da Vinha e do Vinho, em Bento Gonçalves (RS). O evento promovido pela Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV) – entidade que reúne 46 países membros – é considerado o mais importante do segmento vitivinícola do mundo.

“O Congresso Mundial do Vinho, que pela primeira vez se realiza no Brasil, vai ser um impulso para a atividade Vitícola no nosso país”, afirmou o ministro ao Circuito Mato Grosso, lembrando que o Brasil produz 270.000.000 de garrafas de vinho, importa 80.000.000 de garrafas (350.000.00) e consume 430.000.000 de garrafas, mais ou menos duas garrafas por habitante/ano.

Participam do evento cerca de 400 pessoas, entre representantes diplomáticos, profissionais da vitivinicultura, dirigentes de sindicatos e associações de produtores, produtores de uvas e derivados da uva e do vinho, autoridades governamentais, imprensa especializada e público.

O tema central desta edição é Vitivinicultura: avanços tecnológicos frente aos desafios do mercado, gerando discussões em torno de assuntos como desenvolvimento sustentável e mudanças climáticas, cultura do vinho, consumo responsável, avanços nas tecnologias vinícolas, produção de uva de mesa e suco, entre outros.

Ao longo do evento, serão apresentados 350 trabalhos selecionados nas áreas de viticultura, enologia, economia e direito e segurança e saúde. As atividades ocorrerão no Centro de Convenções do Dall’Onder Grande Hotel.

A realização do Congresso no Brasil é coordenada e presidida pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), e compõem a Comissão Organizadora do evento a Embrapa Uva e Vinho, o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), o Governo do Estado do Rio Grande do Sul, a Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi) e a Prefeitura Municipal de Bento Gonçalves.

Com Assessoria

Sandra Carvalho

About Author

Você também pode se interessar

Nacional

Comissão indeniza sete mulheres perseguidas pela ditadura

“As mulheres tiveram papel relevante na conquista democrática do país. Foram elas que constituíram os comitês femininos pela anistia, que
Nacional

Jovem do Distrito Federal representa o Brasil em reunião da ONU

Durante o encontro, os embaixadores vão trocar informações, experiências e visões sobre a situação do uso de drogas em seus