Um homem, 23 anos, entrou em surto em uma sala de atendimento médico na Unidade de Pronto-Atendimento (UPA), da Morada do Ouro, em Cuiabá, na madrugada deste domingo (23). Durante a crise, S.C.N.G. destruiu parte da sala.
De acordo com Boletim de Ocorrência, o surto ocorreu devido ao uso de bebida alcóolica. S., foi encaminhado a UPA Norte após ser detido em sua residência no CPA IV, depois de quebrar objetos eameaçar a família.
Após a saida dos policiais militares da unidade o rapaz entrou em surtou, quebrou objetos da sala de sutura da unidade e ameaçou os funcionários com um bisturi.
Os políciais retornaram ao local e fizeram a detenção do suspeito, que foi conduzido para a Central de Flagrantes.
Nota Sindimed
Em nota divulgada no facebook, o Sindicato dos Médicos de Mato Grosso (SIndimed), pede para que a prefeitura disponibilize policiamento 24h nas unidades de saúde. Na públicação, o sindicato disponibiliza vídeo e foto do insidente.
Leia nota na íntegra
Paciente deixado na UPA NORTE pelo SAMU na madrugada deste domingo, surtou na sala de sutura e saiu quebrando tudo lá dentro, colocando em risco a vida dos profissionais e pacientes que ali estavam. Mais uma vez a Prefeitura de Cuiabá demonstra descaso com a saúde e com os trabalhadores!
Após as seguidas greves conseguimos que o Prefeito Mauro Mendes se comprometesse, ao menos, a manter a Polícia Militar na UPA NORTE e nas 2 Policlínicas mais lotadas: Verdão e Coxipó que já apresentavam um alto índice de assaltos, furtos e agressões aos profissionais de saúde.
O acordo assinado no Tribunal de Justiça foi mais uma vez descumprido, quando no início de outubro os policiais notificaram que só iriam ficar nas unidades das 15 até as 23 h e agora nem isso tem acontecido e o resultado está aí: na manhã de sábado e na madrugada de domingo ocorreram dois incidentes, com a equipe totalmente desprotegida, porque acionada, a Polícia Militar demora muito a chegar como provam as imagens de destruição na UPA.
Notificamos a Prefeitura, o Ministério Público, o Núcleo de Conciliação pelo descumprimento do acordo porque a vida das pessoas está em risco com mais essa irresponsabilidade da Prefeitura de Cuiabá! O que estão esperando para cumprir o Acordo Judicial?
O Sindimed irá cobrar medidas eficazes e a intervenção do Poder Judiciário porque não podemos esperar que as agressões continuem até que alguém seja ferido gravemente.
Não somos responsáveis pela péssima qualidade do serviço de saúde pública do município de Cuiabá, lutamos sem cessar para melhorar esse quadro que só piora, a despeito da inauguração de prédios, existem cada vez menos médicos, técnicos e profissionais da enfermagem nas unidades, faltam cada vez mais médicos especialistas para atender a população. Convivemos diariamente com falta de materiais básicos como luvas, gaze e esparadrapos!
Onde vamos parar??
#pessimagestãodasaude