Como não falar da água neste momento em que o homem nunca imaginou que sua falta poderia acontecer? Fonte da vida corre risco e é preciso cuidados para que as próximas gerações possam usufruir deste recurso natural tão importante no nosso dia a dia.
O descuido e o abuso exagerado de seu uso sem controle faz com que a preocupação do reaproveitamento torne-se cada vez mais frequente nos projetos residenciais e comerciais.
Diversos sistemas são aplicados, mas o mais comum é a captação da água das chuvas que é armazenada para uso local. O reaproveitamento, contra o desperdício, é uma das causas mais debatidas e contestadas mundialmente.
Estamos passando por uma etapa em que cada vez mais a falta de respeito à natureza está afligindo o meio ambiente. A água é uma das “espécies naturais” mais desrespeitadas pelo homem através de seus usos inadequados.
O baixo nível das águas nos rios, represas e nos reservatórios é notório e entristecedor, num cenário degradante para um futuro tão próximo.
Isso se deve muito ao desprezo dos governantes que não têm nenhum projeto de solução a esta triste situação.
Cuidado com o desperdício: ficar de olho em torneiras e chuveiros mal fechados; diminuir o tempo no banho e evitar usar mangueira para lavar quintal ou regar plantas sem necessidade; estipular os dias para essas atividades que gastam muita água. O costume com certos hábitos ecológicos é o primeiro passo para a preservação da água, fundamental para o ser humano.
A reutilização ou reuso de água demandada sobre os mananciais, substituindo a água potável por uma água de qualidade inferior, é um conceito muito usado em países desenvolvidos.
Com a falta de chuva que o país está sofrendo, é uma obrigação termos consciência quanto ao uso correto da água.
A consciência e a esperança de mudarmos este problema é motivo de pensarmos num universo justo ao planeta. A Água é a fonte da vida.